JANEIRO

O ano de 2021 começou com uma boa notícia: a vacina contra a covid-19 foi comprovada como segura e a Anvisa liberou o início do processo de imunização no Brasil. Esse foi o primeiro passo para combater o vírus que estamos enfrentando até hoje. Por outro lado, recebemos a notícia preocupante de que o Brasil registrou o maior número de queimadas da década. Fora do nosso país, a notícia mais importante do mês foi a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Reportagens do jornal

Site
– Anvisa autoriza início da vacinação contra a covid-19 no Brasil
– Hospitais de Manaus sofrem com falta de oxigênio
– 2021 estará entre os seis anos mais quentes da história
– Rinoceronte da Era do Gelo é recuperado na Rússia

FEVEREIRO

Nós noticiamos o acordo que a mineradora Vale assinou com o governo de Minas Gerais para a reparação de danos causados em Brumadinho, mais de dois anos depois da tragédia ocasionada pelo rompimento de uma barragem no município. Também foi o mês em que o Exército de Mianmar tomou o poder do país asiático e prendeu a então líder e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi. O desenho de um leitor do Joca, Pedro B., 12 anos, foi escolhido para ser exposto na mostra on-line Janelas da Arte, da Universidade de São Paulo (USP).

Site
– Um em cada cinco brasileiros está sob toque de recolher
– Tire suas dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19
– Entenda a crise no Acre
– Vacina da Pfizer é a primeira a ter registro definitivo no Brasil

MARÇO

Foi um momento difícil para o Brasil, pois foi quando atingimos o maior número de mortes diárias por covid-19 no mundo. O Joca publicou uma reportagem sobre saúde mental na pandemia, com especialistas explicando como lidar com a situação. Também foi o mês em que o príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, deram uma entrevista explicando as razões pelas quais decidiram sair da realeza britânica.

Site
– Navio gigante fica preso e atrapalha uma das rotas comerciais mais importantes do mundo
– Na Nigéria, 29% das crianças não têm água para necessidades básicas, diz Unicef
– Cientista é a primeira mulher a ganhar prêmio da Sociedade Brasileira de Física
– Período de chuvas causa enchentes no país

ABRIL

O Joca e o ACNUR convidaram jovens para uma ação com refugiados e migrantes da Venezuela. O projeto Mi Casa, Tu Casa • Minha Casa, Sua Casa tem como objetivo envolver crianças e adolescentes de todo o Brasil em diversas iniciativas com jovens venezuelanos em Roraima. Também falamos sobre as mudanças no código de trânsito e a nova versão mobile do game League of Legends.

Site
– Cúpula do Clima reuniu líderes do mundo inteiro
– Ex-policial que matou George Floyd é considerado culpado
– Por que 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil?
– Fome atinge 9% da população brasileira, diz pesquisa

MAIO

Israel e Palestina intensificaram seu confronto entre os dias 10 e 20 de maio. Famílias começaram a se reencontrar na fronteira dos Estados Unidos depois que políticas de imigração fizeram com que pais e filhos flagrados tentando entrar ilegalmente no país fossem separados. Falamos também sobre os países que se uniram para realizar doações aos indianos, que enfrentavam um momento de crise na luta contra o coronavírus.  

Site
Países europeus fazem testes para realizar shows com aglomeração
– Morre Bruno Covas, prefeito de São Paulo
– Entenda o novo conflito entre Israel e Palestina
– Ator e humorista Paulo Gustavo morre, aos 42 anos

JUNHO

Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo receberam um alerta de emergência hídrica avisando que ocorreriam chuvas abaixo da média entre junho e setembro. Enquanto isso, a Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz) anunciava a produção da primeira vacina 100% brasileira contra a covid-19.

Site
– Quais são as causas da crise hídrica?
– Em 2021, 43% dos jovens do Brasil pensaram em parar de estudar
– OMS aprova uso emergencial da CoronaVac
– Como se proteger ao jogar on-line?

JULHO

O Brasil começa a receber boas notícias sobre a covid-19. Em Serrana (SP), onde a população inteira foi vacinada contra a doença, as mortes caem 95%, enquanto a imunização para jovens de 12 anos ou mais é liberada em alguns estados. Na edição 172, o Joca traz exemplos de pessoas que se mobilizaram para ajudar outras durante a pandemia. Enquanto isso, no Japão, começa a Olimpíada de Tóquio.

Reportagens do jornal

Site

AGOSTO

A variante delta do novo coronavírus começou a ganhar força no Brasil. Do outro lado do mundo, o grupo Talibã assume o controle do Afeganistão. Nos esportes, nosso país finaliza a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio com seu melhor desempenho na história da competição, e a Paralimpíada tem início.

Reportagens do jornal

Site

SETEMBRO

O Brasil bate o próprio recorde de medalhas de ouro na Paralimpíada de Tóquio. Por aqui, enquanto a terceira dose da vacina contra a covid-19 começa a ser distribuída, indígenas fazem manifestações contra o marco temporal. Na edição 177, o Joca traz uma reportagem especial sobre a queda do número de adoções na pandemia do novo coronavírus. Uma forte seca atinge o Brasil.

Reportagens do jornal

Site

OUTUBRO

Cerca de 14 mil haitianos que estavam na fronteira entre México e Estados Unidos tentaram migrar para os EUA, mas nem todos tiveram sucesso. Na Europa, a chanceler alemã Angela Merkel deixou o poder após 16 anos. No dia 20, o Brasil atingiu a marca de 50% da população vacinada contra a covid-19, enquanto as aulas totalmente presenciais retornaram em alguns estados. Russos gravam o primeiro filme de ficção no espaço e a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprova a primeira vacina contra a malária.

Reportagens do jornal

Site

NOVEMBRO

A 24ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP26) chamou a atenção do mundo para a preservação do planeta. Enquanto o Brasil se comprometeu a reduzir pela metade a emissão de gases do efeito estufa até 2030, outros países também fizeram promessas para evitar as mudanças climáticas. Morre a cantora Marília Mendonça em um acidente aéreo. A variante ômicron, do novo coronavírus, desperta a atenção dos brasileiros. Nos Estados Unidos, uma dose de esperança: crianças de 5 anos ou mais passam a ser vacinadas contra a covid-19.

Reportagens do jornal

Site

DEZEMBRO

O Joca impresso entrou de férias, mas o nosso site continuou levando as principais notícias do Brasil e do mundo até os leitores. A Bahia sofre com um ciclone que provoca fortes chuvas e destruição, e uma série de tornados atinge os Estados Unidos. O Brasil entra em recessão técnica. Para frear o novo coronavírus, celebrações de ano-novo são canceladas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido