A Região Norte é a mais afetada pela fome, de acordo com a pesquisa. Foto: Getty Images

*Continuação da matéria publicada no Joca 168.

Dezenove milhões de pessoas passavam fome no Brasil em dezembro de 2020, número que corresponde a cerca de 9% da população brasileira. O dado é de uma pesquisa divulgada em 5 de abril, feita pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

Segundo o estudo, a região brasileira mais afetada em dezembro era a Norte, onde 18,1% das casas tinham pessoas que passavam fome. Em seguida na classificação vinham: Nordeste, em que 13,8% dos lares tinham pessoas passando fome; Centro-Oeste, com 6,9%; Sul e Sudeste (juntas, as duas regiões somavam 6%).

A pesquisa também mostrou que 116,8 milhões de brasileiros, ou seja, 55,2% da população, enfrentavam insegurança alimentar, isto é, passavam fome (insegurança alimentar grave) ou não dispunham regularmente de uma quantidade suficiente de alimentos para ter uma vida saudável (insegurança alimentar leve ou moderada). Esse número corresponde a mais de duas vezes a população da Argentina.

Para fazer o levantamento, foram entrevistados moradores de 2.180 casas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. Ao todo, foram ouvidos 6.872 indivíduos, incluindo cidadãos que vivem em áreas rurais e urbanas.

Impactos da pandemia
As dificuldades econômicas enfrentadas durante a pandemia estão diretamente ligadas ao número de pessoas que não obtêm uma quantidade satisfatória de comida no dia a dia.

Metade dos entrevistados no estudo afirmou que a renda da família diminuiu com o avanço da covid-19, o que fez com que muitos tivessem que parar de comprar itens essenciais, como alimentos. O Brasil terminou o ano de 2020 com taxa de desemprego de 13,5%, a maior desde 2012.

Para enfrentar a fome e a insegurança alimentar, a pesquisa sugere que os governos invistam em programas que ajudem a população mais vulnerável. Uma das medidas sugeridas pelo estudo é o auxílio emergencial, programa que concede um valor mensal a famílias gravemente afetadas pela pandemia (saiba mais sobre o retorno do auxílio emergencial na edição 167 do Joca).

Como ajudar quem está passando fome?

Diversas organizações e projetos sociais estão distribuindo alimentos para quem está passando fome no país. Para ajudá-las nesse trabalho, você, com os seus pais ou responsáveis, pode entrar no site das entidades e verificar como é possível fazer doações de alimentos ou dinheiro, que será usado para comprar comida para os mais necessitados.

Confira abaixo uma lista de organizações e projetos sociais que estão fazendo campanhas de combate à fome.

Tem Gente Com Fome

A campanha pretende ajudar mais de 200 mil famílias que estão passando necessidade neste momento. A iniciativa é uma parceria da Coalizão Negra por Direitos com as seguintes instituições: Anistia Internacional, Oxfam Brasil, Redes da Maré, Ação Brasileira de Combate às Desigualdades, 342 Artes, Nossas – Rede de Ativismo, Instituto Ethos, Orgânico Solidário e Grupo Prerrô.

Site: https://www.temgentecomfome.com.br/#block-36205

Brasil Sem Fome

A organização não governamental Ação da Cidadania lançou a campanha Brasil Sem Fome, que tem como objetivo ajudar quem mais está sendo afetado pela pandemia. Criada em 1993, a Ação da Cidadania é um dos movimentos sociais mais conhecidos e prestigiados do país.

Site: https://www.brasilsemfome.org.br/

Amigos do Bem

A organização não governamental Amigos do Bem ajuda crianças e adolescentes que moram no sertão nordestino, uma das regiões mais pobres do Brasil. Os interessados em contribuir com o projeto podem fazer doações para levar água e alimentos para as pessoas em situação de necessidade, além de ajudar na construção de casas e na formação educacional dos jovens.

Site: https://www.amigosdobem.org/como-ajudar/

Anjos da Noite

Desde 1989, o projeto social Anjos da Noite leva alimentos, roupas, cobertores e itens de higiene para moradores de rua. Embora não existam dados atuais sobre o número de moradores de rua no Brasil, a expectativa das autoridades é de que o aumento da pobreza durante a pandemia tenha levado mais pessoas a ficar sem casa.

Site: http://www.anjosdanoite.org.br/doacoes.cfm


Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • carolinamenezes

    2 anos atrás

    Essa reportagem é muito interesante,e ao mesmo tempo triste.

  • laura.teodoro@alunopentagono.com

    2 anos atrás

    Gostei, Mais é triste

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido