Imagem: Christopher Furlong/Getty Images

Desde o início da pandemia de covid-19, boa parte dos países proibiu shows com aglomeração de pessoas. Agora, algumas nações estão fazendo “experimentos” para verificar se é possível retomar esses eventos durante a pandemia, seguindo protocolos de segurança. Confira dois exemplos.

Espanha
Quase 5 mil pessoas foram a um show na arena Palau Sant Jordi, em Barcelona, no dia 27 de março. No evento, autorizado pelas autoridades de saúde do país, todos tinham que seguir protocolos para não contrair ou transmitir a covid-19.

No dia, quem foi ao show teve que fazer um teste de covid-19 que divulga o resultado em 15 minutos — e apenas quem desse negativo poderia entrar. Uma vez dentro da arena, não era preciso manter distanciamento, mas era obrigatório ficar com máscaras PFF2, que costumam dar uma proteção maior contra o vírus.

Catorze dias depois, concluiu-se que, das 4.592 pessoas presentes, somente seis tiveram a doença — e quatro delas, segundo os especialistas, teriam contraído o vírus fora da arena. Com isso, os organizadores consideraram o teste um sucesso e disseram que têm esperança de que shows com aglomeração possam voltar, seguindo os protocolos usados no evento.

Inglaterra
Um festival reuniu 5 mil pessoas no Sefton Park, em Liverpool, Inglaterra, no dia 2 de maio. Não era preciso usar máscara nem manter distanciamento. Para participar, o público e os funcionários da organização foram obrigados a realizar um teste rápido de covid-19 um dia antes, e só quem tivesse resultado negativo poderia entrar.

Além disso, os organizadores recomendaram que os espectadores fizessem dois testes PCR (que apresenta resultado mais confiável do que o teste rápido). Um deveria ser realizado no dia do festival e outro, cinco dias depois. Até o fechamento desta edição, não havia sido divulgado se algum espectador havia contraído covid-19 no festival.

Fontes: BBC, Euronews e La Vanguardia.
https://es.euronews.com/2021/03/28/barcelona-celebra-concierto-5000-personas-control-sanitario-piloto-love-of-lesbian-espana

https://www.lavanguardia.com/musica/20210327/6612334/vuelven-conciertos-masivos-barcelona-love-of-lesbian-coronavirus-covid.html

https://www.bbc.com/portuguese/geral-56926474

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Cristina Leme Lopes

    2 anos atrás

    Ai que saudade de um show!!

  • catarinabarral

    2 anos atrás

    Momentos em que eu queria viajar ir para uma aglomeraçãozinha depois voltar

  • James

    2 anos atrás

    q lgl meu significa q os show podem voltar lg lg :3

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    2 anos atrás

    adorei saber dissoooooooooooooooooooooooooooo.vamos voltar para os showssssssssssssssssss

  • Camila 1

    2 anos atrás

    Oi, Joca! Adorei a matéria.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido