Foguete da Space X, de Musk, em missão só para civis. Foto: Joe Raedle/Getty Images

No dia 15 de setembro, a empresa privada de exploração espacial SpaceX enviou quatro civis para uma viagem ao espaço. Os escolhidos foram Jared Isaacman, Sian Proctor, Chris Sembroski e Hayley Arceneaux. Intitulada Inspiration4, esta é a primeira missão da história sem a presença de astronautas no foguete.

Ao contrário dos astronautas profissionais, que passam por anos de treinamento para ir ao espaço, o grupo de turistas teve cerca de seis meses de preparo, o que incluiu treinamentos mais simples, como ficar dentro de cápsulas que simulam ambiente em gravidade zero. Eles não precisaram guiar o foguete Falcon 9, pois ele é equipado com um sistema autônomo que funciona no piloto automático. Um grupo de cientistas acompanha a nave daqui da Terra para o caso de haver necessidade de intervenção humana.

Os tripulantes estão observando as estrelas e realizando experimentos científicos simples. Isaacman aproveitou a atenção que a viagem está recebendo na mídia para arrecadar dinheiro para o hospital infantil St. Jude, especializado em pesquisas e tratamento de câncer. Objetos que estão dentro da nave serão leiloados, e o dinheiro arrecadado, revertido para o hospital.

A missão durará cerca de três dias. Depois disso, a nave iniciará o processo para retornar ao planeta e pousará sozinha em uma balsa robótica chamada de ASDS. Durante esse período, os tripulantes completarão uma volta ao redor do planeta a cada 90 minutos.

Assista ao lançamento do foguete no vídeo abaixo:

Quer saber mais sobre turismo espacial? Assista ao Joquices que fizemos sobre o tema:

Fontes: Olhar Digital, UOL e Canaltech.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • dugui

    2 anos atrás

    Muito legal ver a Evolução da humanidade

  • 2 anos atrás

    Que incrível e corajoso! A atitude de arrecadar dinheiro foi legal.

  • Lucas

    2 anos atrás

    Meu Deus

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido