Em Jerusalém, o Domo da Rocha (considerado sagrado pelo islã, à esquerda) e o Muro das Lamentações (principal local de reza dos judeus no mundo, à direita). Foto: Guy Prives/Getty Images

Uma nova onda de conflitos entre Israel e o Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza (território de domínio palestino que faz fronteira com Israel), intensificou-se em 10 de maio. Os dois grupos disputam territórios há muitos anos – clique aqui para relembrar o confronto. 

Israel e Palestina estavam em paz antes disso?

Desde abril, quando começou o Ramadã (mês considerado sagrado no islamismo), foram registrados confrontos entre palestinos (maioria de muçulmanos) e a polícia israelense em cidades como Jerusalém e Haifa.

Em Jerusalém, um confronto entre muçulmanos e policiais israelenses ocorreu em frente ao Portão de Damasco, local de rezas do islamismo, em 24 de abril. Enquanto os muçulmanos defendem que tinham o direito de rezar no local, a polícia israelense argumenta que tentou dispersar a reunião para evitar que a covid-19 se espalhasse.

O que causou a nova onda de conflitos?

A crise ocorre em meio a protestos em Israel. Há anos, alguns israelenses defendem que os palestinos que moram no distrito de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental (território sob domínio israelense), sejam despejados de casa para que o local seja ocupado por israelenses.

Em 2021, um tribunal de Israel apoiou o despejo dos palestinos do bairro. A Suprema Corte do país deveria se reunir em 10 de maio para discutir o caso, mas a audiência foi cancelada por causa de um confronto entre palestinos e policiais israelenses. 

De acordo com a força policial de Israel, conhecida como IDF, milhares de palestinos teriam montado barricadas com pedras para confrontar a polícia local durante a marcha de civis israelenses que marca o Dia de Jerusalém.

Já o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, condenou as ações israelenses, afirmando que o IDF atacou fiéis islâmicos em frente à mesquita Al Aqsa, que fica em uma esplanada considerada sagrada tanto para judeus como para muçulmanos.

Qual foi o resultado do conflito entre palestinos e a polícia de Israel?

Logo após o confronto, o Hamas (que apoia os palestinos) teria lançado mais de 480 foguetes contra Israel, de acordo com o Exército israelense. Entre eles, cerca de 150 teriam caído na Faixa de Gaza e 200 foram detidos pelo sistema antimísseis do estado, chamado de Domo de Ferro.

De acordo com o jornal árabe Al Jazeera, Israel também teria atacado a Faixa de Gaza, o que teria resultado no ataque aéreo mais intenso desde 2014. Até a publicação desta reportagem, tanto israelenses como palestinos estavam sendo atacados por mísseis e bombas.

Fontes: Al Jazeera, BBC, IDF, O Globo e Reuters.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • salomão

    2 anos atrás

    sou evangeliligo e amamos israel.coitados ainda bem que elestem sistema anti miseu .e o caça f-35 o caça mais avamsado

  • Qual o motivo do conflito entre Israel e Palestina? - Olhos do Mundo

    2 anos atrás

    […] Fontes:  Veja, BBC, SuperInteressante, TV Band, Joca […]

  • Cacá ?

    2 anos atrás

    Nossa ainda bem que a gente está no Brasil?. Já pensou??

  • filipebarros

    2 anos atrás

    Chocante, estava vendo imagens nas redes sociais e é muito feio.

  • Miguel

    2 anos atrás

    muito bom

  • Mary_mishioficial

    2 anos atrás

    Achei lgl o jonal joca e seu jeito de fazer suas reportagem

  • catarinabarral

    2 anos atrás

    Que horrivel!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido