Atletas australianos durante treinos para a Paralimpíada de Tóquio. Foto: Yuichi Yamazaki/Getty Images for International Paralympic Committee

Em 24 de agosto foi realizada a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O Joca preparou uma guia especial para você ficar por dentro de tudo o que vai acontecer no evento. Confira.

O que são os Jogos Paralímpicos?

É um evento parecido com a Olimpíada, ou seja, os atletas participam de competições e disputam medalhas. A diferença é que os participantes têm deficiências física (como a falta de um braço ou uma perna), visual e/ou intelectual (dificuldade para aprender e realizar atividades do cotidiano, entre outras).

Cerimônia de abertura

Os Jogos Paralímpicos tiveram a abertura oficial em uma cerimônia realizada no Estádio Nacional do Japão. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento não teve público presencial e as delegações presentes foram reduzidas. O tema foi “ventos da mudança” e a cerimônia teve bailarinos vestidos de avião e discurso de abertura do presidente do Comitê dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto.

Atletas do Afeganistão ficam de fora dos jogos

Após o Talibã tomar o poder da capital afegã, Cabul, os dois atletas do Afeganistão que iriam participar da Paralimpíada tiveram que ficar de fora do evento. Iriam representar o país nos jogos a lutadora de taekwondo Zakia Khudadadi e o praticante de atletismo Hossain Rasouli, mas a dupla não conseguiu embarcar para o Japão porque o Talibã está dificultando o acesso ao aeroporto (para evitar que as pessoas saiam do Afeganistão).

Zakia seria a primeira mulher afegã a participar dos Jogos Paralímpicos. A lutadora tem 23 anos e foi a vencedora do primeiro Campeonato Africano de parataekwondo em 2016, quando tinha 18 anos.

Apesar de nenhum atleta representar o país, uma bandeira do Afeganistão foi colocada na cerimônia de abertura dos jogos em solidariedade à população de lá. Além disso, um afegão fará parte do time de refugiados: o nadador Abbas Karimi, que fugiu do Afeganistão em 2013 por sofrer discriminação por ter nascido sem os braços.

Principais promessas do time Brasil

Confira quais são as equipes e os atletas brasileiros que prometem levar medalhas para casa.

Daniel Dias – natação

Após ter participado de três edições dos jogos e conquistado 24 medalhas (14 ouros, 7 pratas e 3 bronzes), o nadador Daniel Dias é uma das principais esperanças de medalha para o país.

Daniel Dias, nadador paralímpico. Foto: Buda Mendes/Getty Images

Futebol de 5

O time brasileiro de futebol de 5 masculino (esporte adaptado para deficientes visuais com equipe formada por cinco atletas) foi campeão da modalidade nas últimas quatro paralimpíadas. 

Jeferson da Conceição Gonçalves, do Brasil, na Paralimpíada de Londres. Foto: Julian Finney/Getty Images

Antônio Tenório – judô

O judoca Antônio Tenório com a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio. Foto: Bruna Prado/Getty Images

É um dos maiores nomes do mundo na modalidade. Tem 60 anos e vai disputar sua sétima paralimpíada.

Carol Santiago – natação

Carol Santiago venceu o prêmio de melhor atleta de natação na Paralimpíada do Rio. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

É campeã mundial dos 50 m livres na classe S12 (para atletas com baixa visão acentuada) e bateu o recorde mundial no Centro Paralímpico de São Paulo, em junho.

Evelyn Oliveira – bocha

Evelyn Oliveira e Petrúcio Ferreira, os porta-bandeiras do Brasil na Tóquio 2020. Foto: Buda Mendes/Getty Images

Com Evani Soares e Antonio Leme, a atleta deu ao Brasil o ouro nas duplas mistas na classe BC3 na Paralimpíada do Rio, em 2016. Foi escolhida para ser a porta-bandeira do país durante a cerimônia de abertura. 

Petrúcio Ferreira – atletismo

Petrúcio Ferreira, o paratleta mais rápido do mundo. Foto: reprodução Instagram

É considerado o atleta paralímpico mais rápido do mundo. Assim como Evelyn Oliveira, foi porta-bandeira do Brasil na Tóquio 2020.

Clodoaldo Silva – natação

O atleta paralímpico Clodoaldo Silva. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Eleito o melhor atleta paralímpico de 2005 pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), o nadador Clodoaldo Silva acumula 14 medalhas paralímpicas (6 ouros, 6 pratas e 2 bronzes).

Débora Menezes – parataekwondo

A lutadora Débora Menezes. Foto: reprodução Instagram

É a atual campeã mundial e número 2 do mundo no parataekwondo. Como a modalidade está estreando nesta edição dos jogos, ela tem a chance de ser a primeira campeã olímpica do parataekwondo.

Gabriel Bandeira – natação 

Gabriel Bandeira embarcando para competir na Tóquio 2020. Foto: reprodução Instagram

O nadador, que só começou a praticar como atleta paralímpico em 2020, já conquistou sua sexta medalha de ouro no Aberto Europeu de Natação Paralímpica, em maio de 2021. No mesmo campeonato, ele quebrou o recorde das Américas nos 100 m borboleta na sua categoria.

Desde quando a Paralimpíada é realizada?

A primeira edição do evento com este nome foi realizada em 1960, em Roma, na Itália. Na época, a competição teve 400 inscritos e 23 países participantes. Desde então, os Jogos Paralímpicos acontecem a cada quatro anos. Em 1976, foi dado início também aos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Programação

Você pode ficar por dentro do calendário dos jogos clicando aqui e entrando no site oficial do evento.

Pandemia

Um dia antes da abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Japão registrou o 12º dia seguido de recorde na média de novos casos de covid-19. A capital, onde as disputas são realizadas, entrou em estado de emergência em 12 de agosto. A medida deve durar até pelo menos o fim do mês. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui e lendo a reportagem do Joca.

Fontes: ACNUR, Agência Brasil, CBS News, Globo Esporte, O Globo, Rede do Esporte, UOL e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • aluno.leonardoxavier@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    As paralinpiada estao muito legal

  • aluno.nicolasbrasil@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    acho muito legal isso porque todo mundo pode ser feliz do jeito que quer , não importa se a pessoa tem mais dificuldade ou não tem mas sempre cada um tem que ser feliz do jeito que gosta.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido