O Brasil iniciou a vacinação contra a covid-19 no dia 17 de janeiro. Desde então, pessoas de todos os estados têm sido imunizadas.

Para esclarecer as dúvidas dos leitores sobre o processo de vacinação, o Joca entrevistou o infectologista Marcelo Otsuka, da Sociedade Brasileira de Infectologia. Confira abaixo as explicações dadas pelo médico.

1) Qualquer pessoa pode tomar as vacinas?

Até o momento, as vacinas só foram estudadas em indivíduos adultos, ou seja, acima de 18 anos. Essa faixa etária já tem a garantia de que para eles os imunizantes são seguros e eficazes.

Atualização: recentemente, a Pfizer liberou o uso de sua vacina para adolescentes a partir de 16 anos. Saiba mais sobre essa notícia neste link.

2) E quando crianças e adolescentes vão poder ser vacinados?

Recentemente, alguns laboratórios, como a Moderna, começaram a testar indivíduos a partir de 12 anos, e a Oxford começou a analisar a vacina em pessoas a partir de 6 anos. Enquanto esses estudos não chegarem a nenhuma conclusão, crianças e adolescentes ainda não poderão ser vacinados. Quando os estudos acabarem, eles também deverão ser vacinados.

3) Todo mundo deve ser vacinado? Se sim, por quê?

 O ideal é que, no futuro, todos possam ser vacinados. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, maior será a proteção geral. Se o vírus não circula por aí porque os indivíduos estão protegidos, automaticamente nós reduzimos os números de casos de coronavírus.

4) As vacinas contra covid-19 podem fazer mal para a saúde?

Até o momento, todos os efeitos colaterais relacionados à vacina são pequenos, o que é bom sinal. Até agora, já foram aplicadas milhões de doses, e não observamos pessoas que tiveram problemas sérios de saúde por causa dos imunizantes.

5) Que efeitos colaterais as vacinas contra a covid-19 podem causar?

Os principais efeitos colaterais que observamos são os mesmos que acontecem quando tomamos a maioria das vacinas: dor no local da aplicação, um pouco de febre, mal-estar… Sintomas que são reversíveis [fáceis de curar]. Isso quer dizer que a vacina pode ser tomada.

6) O Brasil está aplicando duas vacinas, a de Oxford e a CoronaVac. Posso escolher qual das duas eu quero tomar?

Hoje, nós não podemos optar por qual das vacinas queremos tomar. Mas, na verdade, nós não observamos muita diferença. Quando você tiver a oportunidade, vacine-se independentemente de qual seja o imunizante.

7) Tanto no caso da vacina de Oxford como no da CoronaVac, é necessário tomar duas doses para ser imunizado. Depois de receber a primeira dose, já vou estar protegido contra a Covid-19?

Uma das primeiras questões que a gente fala em relação à vacina é quanto tempo a gente tem, depois que a gente toma o imunizante, para adquirir uma resposta imunológica, ou seja, ficar protegido. É importante a gente entender que a eficácia [efeito] da vacina só estará completa depois que tiverem se passado duas, três semanas desde que o indivíduo tomou a segunda dose.

8) Depois de receber as duas doses da vacina, já posso voltar a andar sem máscara e participar de aglomerações?

Nenhuma das vacinas disponíveis contra a covid-19 protege 100%. Então, neste primeiro momento, até que grande parcela da população tenha sido imunizada, todos os vacinados precisam continuar usando máscaras, fazendo higiene das mãos e mantendo distanciamento das pessoas.

9) É verdade que se eu tomar um remédio preventivo, não vou precisar me vacinar?

Até agora, não existe nenhum remédio que impeça ou diminua as chances de a pessoa ser infectada pelo novo coronavírus. Não se deve tomar remédios que prometem prevenir ou curar a doença, pois isso não existe. Além disso, eles podem gerar sérios problemas de saúde. Como não há uma medicação específica contra a doença, todos têm que tomar a vacina.

10) Pessoas que já tiveram coronavírus têm que se vacinar?

Sim, elas podem tomar as duas doses normalmente. Não há contraindicação.

Tem mais alguma dúvida sobre a vacinação contra a covid-19? Poste nos comentários. Vamos responder todas.

Enquete

O que você mais tem feito pela sua saúde mental durante a pandemia?

Comentários (13)

  • Arthur

    2 semanas atrás

    Você sabe quando vai acabar o covid-19

  • Jornal Joca

    1 semana atrás

    Olá, Arthur! Ainda não é possível saber. Siga acompanhando o site do Joca para ficar por dentro das notícias sobre o novo coronavírus.

  • telma_liberti@hotmail.com

    3 semanas atrás

    HOJE OS ALUNOS DOS 5ºS ANOS DA EMEF LAERTE PARTICIPARAM DA AULA REMOTA COM O TEMA - VACINA - CLARO COM LEITURA NO JOCA ONLINE, OUVINDO O PODCAST E TAMBÉM ASSISTINDO O VÍDEO JOQUICES. OS ALUNOS ACHARAM MUITO INTERESSANTE TODAS AS INFORMAÇÕES QUE O JOCA COMPARTILHOU COM DIFERENTES FERRAMENTAS. DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DE SERMOS IMUNIZADOS, QUE A DOENÇA NÃO TEMCURA NEM REMÉDIO PREVENTIVO. FICARAM PREOCUPADOS COM A QUESTÃO DA DEMORA NOS TESTES EM CRIANÇAS POIS QUEREM SE VACINAR MESMO SABENDO QUE NÃO PODERÃO SE LIVRAR DA MÁSCARA TÃO CEDO. PARA FINALIZAR ESSA SUPERAULA COM O JOCA - FOMOS TODOS PARA A LIVE DE HOJE COM A PARTICIPAÇÃO DE NOSSO AMADO AMIGO E ETERNO ALUNO MURILO. #ORGULHO DO JOCA

  • telma_liberti@hotmail.com

    3 semanas atrás

    OS ALUNOS DOS 4ºS ANOS HOJE LERAM A MATERIA NO JOCA ONLINE SOBRE A VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS. OUVIRAAM O PODCASTE TAMBÉM ASSISTIRAM O VÍDEO JOQUICES. TODOS ACHARAM A AULA MUITO INTERESSANNTE, APRENDERAM QUE A VACINA SÓ PODE SER APLICADA EM MAIORES DE 18 ANOS E QUE NAS CRIANÇAS AINDA ESTÃO FAZENDO TESTES. A ALUNA ANA CAROLINA DISSE QUE SE PUDESSE SERIA VOLUNTÁRIA. TAMBÉM ACHARAM INTERESSANTE O TEMPO QUE O VÍRUS FICA NAS DIFERENTES SUPERFÍCIE, COMO PLÁTICO E PAPELÃO. TODOS RECOMENDAM TORMAR A VACINA E CONTINUAR SE PROTEGENDO CONTRA O COVID-19 USANDO MÁSCARA, ALCOOL EM GEL E MANTENDO O DISTANCIAMENTO SOCIAL..

  • telma_liberti@hotmail.com

    3 semanas atrás

    HOJE OS ALUNOS DOS 3ºS ANOS DA EMEF LAERTE LERAM A MATERIA NO JOCA ONLINE, OUVIRAM O PODCAST E VIRAM O VÍDEO JOQUICES SOBRE A COVID-19.TODOS GOSTARAM MUITO E ACHARAM INTERESSANTE. APRENDERAM QUE DEVEM CUIDAR MUITO BEM DOS SEUS BRINQUEDOS, DE MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL, LAVAR AS MÃOAS E USAR ALCOOL EM GEL. DESEJAM QUE A VACINA POSSA SER APLICADA EM TODAS AS CRIANÇAS E PARA NOSSA SURPRESA OUVIMOS O ALUNO CLAUDIO GABRIEL QUE JÁ FOI VACINADO POR CONTA DE SUA MÃE TRABALHAR NA LINHA DE FRENTE. O ALUNO CONTOU QUE NEM DOEU MUITO E TAMBÉM NÃO SENTIU NADA DE RUIM. TODOS SABEM QUE DEVEM CONTINUAR SE CUIDANDO.

  • telma_liberti@hotmail.com

    3 semanas atrás

    HOJE OS ALUNOS DOS 2ºS ANOS DA EMEF LAERTE LERAM O JORNAL JOCA ONLINE. TODOS ACHARAM MUITO LEGAL, APRENDERAM BASTANTE SOBRE A VACINA CONTRA A COVID-19. FICARAM FELIZES POR ESTAR COMEÇANDO OS TESTES EM CRIANÇAS COM MAIS DE 6 ANOS, POIS QUEREM SE VACINAR. CONTINUAM TOMANDO CUIDADO, LAVANDO AS MÃOS, USANDO MÁSCARAS E FICANDO EM CASA. APRENDERAM QUE A VACINA TEM 2 DOSES E QUE TODOS MAIORES DE 18 ANOS DEVEM SER VACINADOS POIS NÃO FAZ MAL NENHUM. ACHARAM MUITO IMPORTANTE CUIDAR DOS BRINQUEDOS POIS O VÍRUS FICA VIVO POR MAIS TEM PO EM PLÁSTICO. OS ALUNOS DEIXAM UM RECADO IMPORTANTE...USE ALCOOL EM GEL!

  • telma_liberti@hotmail.com

    3 semanas atrás

    HOJE OS ALUNOS DOS 1ºS ANOS DA EMEF LAERTE CONHECCERAM O JORNAL JOCA E SEU MASCOTE. TODOS OS ALUNOS ACHARAM O JORNAL BEM LEGAL. APRENDERAM SOBRE A COVID-19, DOENÇA QUE NÃO TEM CURA MAS QUE JÁ TEMOS VACINA. A VACINA DEVE SER TOMADA POR TODOS, MENOS AS CRIANÇAS.ELA NÃO É 100% EFICAZ MASDEVE SER TOMADA. OS ACHAM QUE TODOS PODERIAM TER A VACINA, MAS POR ENQUANTO SOMENTE OS "VOVOZINHOS" PODEM TORMAR. AMAMOS O JORNAL JOCA.

  • telma_liberti@hotmail.com

    3 semanas atrás

    OBA!!! O JOCA POSTOU E NOSSA ALEGRIA AUMENTOU <3 . ESSA SEMANA O TEMA DA AULA É COVID-19 "VACINA", ESTAMOS LENDO A NOTÍCIA, OUVINDO O PODCAST E ASSISTINDO O JOQUICES. DEPOIS COMENTAMOS NO JOCA E VOTAMOS NA ENQUETE. UFA!!!! UM BANHO DE APRENDIZAGENS. COM O JOCA FICAMOS IMUNES DAS FAKE NEWS! #MinhaEscolaNoJoca

  • Felipe Sali

    3 semanas atrás

    Oi, Telma. Tudo bom? Que legal! Ficamos muito felizes em saber que vocês estão aproveitando todo o conteúdo do Joca. Se quiserem, podem mandar sugestões de temas de vídeos e podcasts! Abraços da equipe do Joca!

  • Giovana

    1 mês atrás

    O que acontece se uma pessoa estiver com covid-19 e tomar a vacina?

  • carolpalomba

    1 mês atrás

    muito interessante

  • Tatiane Vieira

    1 mês atrás

    muito legal

  • isamira

    1 mês atrás

    existe uma estimativa de em quanto tempo o estudo sobre a vacinação em crianças e adolescentes terminará?

Compartilhar por email