Manifestantes em Minneapolis vão às ruas para acompanhar o julgamento e apoiar a condenação de Derek Chauvin. Foto: Brandon Bell/Getty Images

Derek Chauvin, o ex-policial que estava sendo acusado de matar o norte-americano George Floyd, em maio de 2020, foi considerado culpado pelo crime em 20 de abril de 2021, quase um ano depois. Ainda não se sabe qual será a pena que ele terá de cumprir (ou seja, quantos anos vai ficar na prisão), mas ela pode chegar a 40 anos.

No julgamento, foram ouvidas 45 testemunhas, incluindo pessoas que estavam no local e filmaram a agressão. Foram horas de diferentes filmagens do episódio que ajudaram a reconstruir a cena. Além disso, como a defesa de Chauvin afirmava que Floyd não teria resistido aos ataques do ex-policial por supostamente estar sob efeito de drogas, médicos foram escutados. Os especialistas explicaram que a ação de Chauvin mataria qualquer pessoa, independentemente de ela estar ou não saudável.

Apesar de ter sido considerado culpado de homicídio não intencional – ter matado mesmo que não tivesse a intenção de fazer isso –, Chauvin nega as acusações.

Relembre o caso
George Floyd morreu na cidade de Minneapolis, nos EUA, em 25 de maio de 2020, durante uma abordagem policial. Floyd, um homem negro e desarmado, foi acusado de usar uma suposta nota falsa de dinheiro em um supermercado naquele dia. Antes do surgimento do novo coronavírus, ele trabalhava como segurança em estabelecimentos da região, mas ficou sem emprego em consequência da pandemia.

Durante a abordagem, Derek Chauvin, um policial branco, manteve Floyd no chão com o joelho no pescoço dele. Quando o oficial saiu da posição, depois de 8 minutos e 46 segundos, Floyd não reagia mais – por não conseguir respirar, ele perdeu a consciência. A declaração de morte veio cerca de uma hora depois de ele ter sido levado para o hospital.

Fontes: DW, El País e NBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Luciane Sampaio de Arantes

    2 anos atrás

    Ainda bem que esse policial foi preso, ele foi muito maldoso de matar o George Floyd.

  • letier

    2 anos atrás

    Ainda bem que esse policial horrível foi preso.Espero que ele fique 1.000 anos na prisão

  • O cara misterioso

    2 anos atrás

    ainda bem que esse policial foi preso e tomara que ninguém faça mais isso pq todos são diferentes na aparência mas nos sentimentos e direitos todos são iguais. Não julgue os outros pela aparrencia

  • Lucas

    2 anos atrás

    ainda bem que ele foi considerado culpado pq isso e muito errado fazer isso ainda mais pela cor do outro

  • Carolina Kaneto

    2 anos atrás

    Muito chato ver um policial que era para proteger agente mas o ele fez o oposto.????

  • LUANA BEATRIZ DE MEDERIOS

    2 anos atrás

    Agente vê o policial como nosso protetor. Eu sou negra e sempre me senti privilegiada ao ver um policial cuidando da nossa cidade. Incrível como alguém escolhe essa profissão para maltratar e chegar até matar uma pessoa inocente. Antes de vc dizer que quer ser policial pense bastante nisso pois vc pode cometer o mesmo erro que alguns policiais cometeram.Não é a primeira vez que isso acontece. Na minha cidade a alguns anos atrás aconteceu algo parecido com esse caso.E temos que protestar sobre isso,queremos justiça.AVISO:CRIANÇAS E ADOLECENTES CUIDADO EM QUEM CONFIA NÃO PODEMOS CONFIAR EM TODO MUNDO PRINCIPALMENTE EM ESTRANHOS.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido