Você já deve ter ouvido falar que as árvores ajudam a absorver o gás carbônico — substância que piora o efeito estufa — da atmosfera. Na Amazônia, porém, esse processo está prejudicado. Segundo um estudo da pesquisadora Luciana Gatti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), publicado na revista Nature em 14 de julho, a floresta já perdeu boa parte da capacidade que tinha de absorver gás carbônico.

queimada amazônia 173
Área incendiada ao lado de região preservada na Amazônia, em Rondônia, 2019. #pracegover: vista aérea de região sem vegetação na Floresta Amazônica ao lado de área com mata. Foto: Getty Images/Bloomberg Creative Photos

Isso ocorre porque as queimadas e as consequências do desmatamento na Amazônia geram tanto gás carbônico que as árvores já não conseguem absorver a quantidade total dessa substância na área. Antes disso, eram absorvidos também os gases produzidos fora da Amazônia. De acordo com a pesquisa, a floresta emite 0,29 bilhão de toneladas de carbono por ano que deixam de ser absorvidos (um ônibus da cidade de São Paulo, por exemplo, emite cerca de 1.400 toneladas da substância anualmente).

Recorde de desmatamento
Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 2021, a floresta teve a maior área desmatada em um primeiro semestre na última década. A área de perda é estimada em 4.014 km2 e corresponde a quase seis vezes o tamanho de Salvador, capital da Bahia.

GLOSSÁRIO

EFEITO ESTUFA: fenômeno que mantém o planeta aquecido, mas é intensificado por gases poluentes.

Fontes: Campo Grande News, Estadão, G1, Imazon, O Globo e revista Nature.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 173 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • aluno.helenacosta@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    pensar que nos humanos que fazem isso

  • Aluno Santa Rosa 2

    2 anos atrás

    triste essa situação

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido