No dia 29 de julho, um incêndio atingiu um dos galpões da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Cerca de 70 profissionais do Corpo de Bombeiros foram acionados e o fogo foi controlado por volta das 19h45.

Segundo os bombeiros, o incêndio começou durante a manutenção do ar-condicionado, feito por uma empresa terceirizada (ou seja, contratada para esse serviço). “Vimos danos causados tanto pelo fogo como pela água. No combate ao fogo, a água acaba danificando materiais. Visualmente, eu constatei muitos rolos de filmes preservados, mas também vimos prateleiras retorcidas”, disse Robson Bertolotto, diretor da Defesa Civil da Lapa, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Foto: Corpo de Bombeiros PMESP/Fotos Públicas

A Cinemateca, fundada em 1940 e administrada pela Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, é a instituição responsável por preservar e divulgar a produção audiovisual brasileira. O acervo é composto por filmes importantes, gravações de reportagens em audiovisual e outros registros que ajudam a entender a história do Brasil e do cinema.

Ainda não foi divulgado o que foi consumido pelas chamas e o que restou, mas sabe-se que parte do acervo foi preservado, já que o incêndio não aconteceu na sede principal da Cinemateca, que fica no bairro Vila Clementino, e sim em um dos galpões. Não houve vítimas.

Cerca de 70 bombeiros atuaram para conter o fogo, que não deixou vítimas. Foto: Corpo de Bombeiros PMESP/Fotos Públicas

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, UOL, Cinemateca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Maya Malickas

    2 anos atrás

    sim muito legal!!

  • Kaie Orfeu

    2 anos atrás

    Hhhmmmmmm?

  • Fernanda Guimaraes

    2 anos atrás

    ?

  • Valentina Kumakura

    2 anos atrás

    INTERESANTE

  • ZUZAU OK

    2 anos atrás

    LEGAL

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido