Dificuldades com o ensino remoto e problemas financeiros estão entre os principais motivos que levam os jovens a pensar em abandonar os estudos. Foto: divulgação

Entre fevereiro e março de 2021, 43% dos jovens brasileiros consideraram abandonar os estudos, de acordo com dados obtidos pela pesquisa “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”, publicada em 11 de junho. O estudo foi realizado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), em parceria com Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), rede Em Movimento, ONG Visão Mundial, movimento Mapa Educação e site Porvir.

De acordo com o levantamento, entre os principais fatores que fazem com que alguns jovens pensem em desistir dos estudos estão dificuldades para estudar remotamente durante a pandemia e problemas financeiros, que os levam a abandonar as instituições de ensino para trabalhar e ganhar dinheiro. 

Em 2020, ano em que a pesquisa foi realizada pela primeira vez, a taxa de jovens que consideraram abandonar os estudos foi de 28%. Isso significa que, do ano passado para cá, houve um aumento de 15% no número de estudantes que pensaram em largar a educação. De 2020 para 2021, entre todas as faixas etárias analisadas, a que teve o maior crescimento no número de possíveis desistentes foi a de 18 a 24 anos. No ano passado, eram 29%; agora, são 49%.

Além desses dados, a pesquisa traz informações sobre os jovens que pretendem continuar estudando – ou seja, 57% dos participantes do levantamento. Entre os principais motivos apontados por eles para seguir nesse caminho estão: busca por um futuro melhor, possibilidade de ter um bom currículo para entrar no mercado de trabalho e chance de adquirir conhecimentos.

Para realizar a enquete, participaram 68 mil jovens, de 15 a 29 anos, e de todos os estados brasileiros. Eles tiveram que responder a um questionário com perguntas sobre sua vida, incluindo questões a respeito da relação com os estudos. 

Campanha “Não Desista da Sua Escola”

Recentemente, uma campanha mobilizou centenas de pessoas nas redes sociais com o objetivo de incentivar estudantes de todo o país a não desistir dos estudos durante a pandemia. Saiba mais sobre a inciativa aqui.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • ALUNA 5°A, EMEB PROFA MARIA HELENA DA COSTA E SILVA

    2 anos atrás

    A 1 ANO EU NÃO VOU PRA ESCOLA E ATÉ HOJE EU NÃO ABANDONEI A ESCOLA.

  • Petra Valente

    2 anos atrás

    é muito importante nunca abandonar os estudos assim conseguiremos um futuro melhor, adorei a iniciativa da campanha "não desista da sua escola"

  • Alunos do 5° ano D

    2 anos atrás

    A pandemia dificultou muito a aprendizagem de nós estudantes, devido o ensino ter passado a ser remoto, pois tivemos dificuldades para aprender pelo programa exibido pela Tv, devido a rotina da casa ser diferente do espaço escolar. Muitos de nós temos irmãos que não nos deixam concentrar nas explicações, bem como não acontece a interação professor/ aluno e ficamos como muitas dúvidas e nossos pais muitas vezes não sabem nos ensinar, pois muitos não terminaram os estudos. Porém aconselhamos os jovens e crianças a não abandonarem os estudos, uma vez que é muito importante para o nosso futuro.

  • Felipe Britto

    2 anos atrás

    nunca vou desistir

  • Felipe Britto

    2 anos atrás

    eu estudo numa escola que tem muito esforço

  • Beatriz Gomes

    2 anos atrás

    Eu nunca, nunca mais nunca mesmo vou desistir de ficar na Escola

  • Petra Valente

    2 anos atrás

    Assim mesmo, também nunca vou desistir de ficar na escola!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido