O dado é da edição deste ano da pesquisa “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”
Entre fevereiro e março de 2021, 43% dos jovens brasileiros consideraram abandonar os estudos, de acordo com dados obtidos pela pesquisa “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”, publicada em 11 de junho. O estudo foi realizado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), em parceria com Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), rede Em Movimento, ONG Visão Mundial, movimento Mapa Educação e site Porvir.
De acordo com o levantamento, entre os principais fatores que fazem com que alguns jovens pensem em desistir dos estudos estão dificuldades para estudar remotamente durante a pandemia e problemas financeiros, que os levam a abandonar as instituições de ensino para trabalhar e ganhar dinheiro.
Em 2020, ano em que a pesquisa foi realizada pela primeira vez, a taxa de jovens que consideraram abandonar os estudos foi de 28%. Isso significa que, do ano passado para cá, houve um aumento de 15% no número de estudantes que pensaram em largar a educação. De 2020 para 2021, entre todas as faixas etárias analisadas, a que teve o maior crescimento no número de possíveis desistentes foi a de 18 a 24 anos. No ano passado, eram 29%; agora, são 49%.
Além desses dados, a pesquisa traz informações sobre os jovens que pretendem continuar estudando – ou seja, 57% dos participantes do levantamento. Entre os principais motivos apontados por eles para seguir nesse caminho estão: busca por um futuro melhor, possibilidade de ter um bom currículo para entrar no mercado de trabalho e chance de adquirir conhecimentos.
Para realizar a enquete, participaram 68 mil jovens, de 15 a 29 anos, e de todos os estados brasileiros. Eles tiveram que responder a um questionário com perguntas sobre sua vida, incluindo questões a respeito da relação com os estudos.
Campanha “Não Desista da Sua Escola”
Recentemente, uma campanha mobilizou centenas de pessoas nas redes sociais com o objetivo de incentivar estudantes de todo o país a não desistir dos estudos durante a pandemia. Saiba mais sobre a inciativa aqui.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
A 1 ANO EU NÃO VOU PRA ESCOLA E ATÉ HOJE EU NÃO ABANDONEI A ESCOLA.
é muito importante nunca abandonar os estudos assim conseguiremos um futuro melhor, adorei a iniciativa da campanha "não desista da sua escola"
A pandemia dificultou muito a aprendizagem de nós estudantes, devido o ensino ter passado a ser remoto, pois tivemos dificuldades para aprender pelo programa exibido pela Tv, devido a rotina da casa ser diferente do espaço escolar. Muitos de nós temos irmãos que não nos deixam concentrar nas explicações, bem como não acontece a interação professor/ aluno e ficamos como muitas dúvidas e nossos pais muitas vezes não sabem nos ensinar, pois muitos não terminaram os estudos. Porém aconselhamos os jovens e crianças a não abandonarem os estudos, uma vez que é muito importante para o nosso futuro.
nunca vou desistir
eu estudo numa escola que tem muito esforço
Eu nunca, nunca mais nunca mesmo vou desistir de ficar na Escola
Assim mesmo, também nunca vou desistir de ficar na escola!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.