Criado pela editora Magia de Ler em 2011, o Joca foi inspirado nas publicações do gênero na Europa e nasceu para suprir uma deficiência no mercado editorial brasileiro: a inexistência de um jornal exclusivamente para o público infantojuvenil. A versão impressa do periódico é veiculada quinzenalmente ao longo dos meses letivos do calendário escolar e traz os acontecimentos de destaque do período no Brasil e no mundo. Com formato tabloide e seções semelhantes aos dos jornais adultos, possui notícias, reportagens, entrevistas, curiosidades e assuntos atuais do universo das crianças e adolescentes, de forma contextualizada e procura dialogar com seus leitores adequando os assuntos à faixa etária.

Já a edição on-line tem atualização diária. No site do Joca também é possível encontrar arquivos em PDF da edição impressa com hiperlinks para expandir conteúdos, atividades para os educadores aplicarem com os estudantes, conteúdos de formação, uma ferramenta para que os leitores possam elaborar o próprio jornal e muito mais! Trata-se, portanto, de um projeto ousado, pioneiro e de valiosa contribuição para a formação educacional.

Missão

Levar a escolas e famílias brasileiras recursos que deem apoio à formação de crianças e jovens do século 21, com o objetivo de colaborar para que se tornem cidadãos críticos e ativos, que lutam por seus direitos, cumprem seus deveres e terão as ferramentas necessárias para construir um futuro melhor para a sociedade.

Visão

Reduzir a desigualdade por meio do acesso às mídias e à informação, bem como pela garantia de espaço para participação no debate público.

Valores

  • Produção de conteúdo atualizado e de excelência;
  • Estímulo ao protagonismo da criança e do jovem;
  • Respeito aos direitos da criança e do adolescente;
  • Desenvolvimento do gosto pela leitura e do hábito de ler;
  • Liberdade de imprensa, pluralidade de opiniões e responsabilidade social;
  • Suporte a educadores, pais e responsáveis na formação de jovens leitores;
  • Experiência de qualidade para clientes, parceiros e leitores.