O dia 18 de abril é a data de nascimento de Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantojuvenil no Brasil. Por isso, foi escolhido para comemorar em nosso país o Dia Nacional do Livro Infantil. Se estivesse vivo, o autor estaria completando 139 anos.

José Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, cidade do interior de São Paulo – depois, ele mesmo alterou seu nome para José Bento Monteiro Lobato. Apesar de ter estudado direito, ainda jovem, com 22 anos, ele começou a se dedicar à escrita. A estreia como autor aconteceu com o livro de contos Urupês, lançado em 1918, no qual surge o personagem Jeca Tatu.

Apesar de ter escrito em diversos gêneros da literatura, ele ficou mesmo muito conhecido por causa dos livros infantojuvenis que produziu. Os mais famosos são os que trazem os personagens do Sítio do Picapau Amarelo. O primeiro foi A Menina do Narizinho Arrebitado, de 1920.

O escritor Monteiro Lobato é homenageado no Dia Nacional do Livro Infantil. Imagem: domínio público, via Wikipedia

E sabia que a quinta edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (uma parceria entre o Instituto Pró-Livro e o Itaú Cultural) mostrou aumento no número de leitores com idade entre 5 e 10 anos? Feito entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, o levantamento apontou um aumento de 4% na quantidade de leitores nessa faixa de idade — eram 67% dos entrevistados em 2015 (data da pesquisa anterior) e agora são 71%. É considerado leitor aquele que leu pelo menos um livro — inteiro ou em partes — nos últimos três meses.

No entanto, a média de livros lidos pelos brasileiros é de cinco por ano, a mesma apontada na pesquisa de 2015. Isso aconteceu porque, apesar de algumas pessoas terem parado de ler, outras leram mais livros ao longo de um ano, o que equilibrou a média.

Que tal aproveitar este fim de semana de comemoração literária para escolher um livro em casa e aumentar a quantidade de obras que você lê por ano? O Joca também tem dicas para você ler mais e gostar desse momentoclique e relembre uma reportagem sobre o assunto.

Use esses dias para também saber mais sobre um dos livros de Monteiro Lobato: conheça Memórias da Emília.

Você também pode se animar ainda mais com esse assunto e ver dicas para escrever o seu próprio livro.

Fontes: Brasil Escola, Companhia das Letras e livro Reinações de Monteiro Lobato: Uma Biografia (Marisa Lajolo e Lilia Mortiz Schwarcz, Companhia das Letrinhas).

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Confira os vencedores do Prêmio Jabuti 2023 - Jornal Joca

    3 meses atrás

    […] e africanas e, principalmente, devido à figura do animal na obra Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, que era representado como um personagem curioso e […]

  • ecc7 ecc7

    11 meses atrás

    aeeeee

  • pedroparga

    2 anos atrás

    Reportagem legal

  • 11 meses atrás

    verdade

  • Izabella Alves Araújo

    2 anos atrás

    AMEI A REPORTAGEM

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido