Profissional de Manaus trabalha com um cilindro de oxigênio Fotos: Dhyeizo Lemos e Fotos Públicas

Com o aumento de casos de covid-19 em Manaus, capital do estado do Amazonas, as unidades de saúde estão registrando recorde de internações e anunciaram, no dia 14 de janeiro, a falta de oxigênio em cilindros para atender pacientes com dificuldade para respirar.

Cerca de 235 pessoas foram levadas para receber assistência médica em outros estados até a tarde do dia 15 de janeiro. A maioria, porém, não tem outra opção além de esperar a chegada de oxigênio nos hospitais. Os estados que mais receberam pacientes foram Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. O governo do estado de São Paulo se ofereceu para receber 60 bebês prematuros que precisam de cuidados especiais.

A Secretaria de Estado de Saúde requisitou oxigênio para 17 indústrias do Polo Industrial de Manaus, como Gree Eletric, Moto Honda, LG Eletronics, Yahama Motos, Electrolux e Whirlpool. Tudo que for enviado será indenizado em outro momento.

Para conter o avanço do vírus, o governador Wilson Lima anunciou, no dia 14 de janeiro, toque de recolher. Está proibida a circulação de pessoas em Manaus entre 19h e 6h.

Variação do coronavírus

Uma nova variante do coronavírus foi encontrada no Amazonas. Ou seja, encontraram uma versão recente do vírus, com algumas mutações. Os pesquisadores estão estudando a novidade para entender se ele é mais ou menos resistente à vacina. “Se a gente identificar uma variante que escape da vacina, isso aconteceu em outras situações, a vacina terá que ser modificada pra poder conter. Mas se a gente barrar a circulação do vírus, a gente aumenta as chances de isso não acontecer”, explicou Felipe Naveca, virologista e pesquisador do Instituto Leônidas & Maria Deane da Fiocruz Amazônia, em entrevista à DW.

Fontes: G1, UOL, Terra, G1 Amazonas e Bem Estar.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    3 anos atrás

    É uma pena você ver essa situação e não poder fazer nada. Eu tenho um tio que mora em Manaus e ele sempre vem passar o natal e o ano novo aqui em Russas com a sua familia, esse ano ele veio mas a su previsão para voltar era 15 dias átras mais ele ficou com tanto medo de voltar por causa do corona que ele adiantou para o dia 04 de fevereiro.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido