retrospectiva 2020_interna
Fotos: Getty Images

Janeiro

Para as edições do Joca, 2020 já começou com o novo coronavírus na capa: a China havia cancelado as comemorações de ano-novo por causa da doença, que ganhava força. Outro tema trazido era típico do verão brasileiro: enchentes em alguns estados. Também estava em todos os noticiários o grave incêndio que ameaçava animais na Austrália. Destaque para a tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, que completava um ano.

Reportagens do jornal

Site
Tragédia de Brumadinho completa 1 ano
Morre Kobe Bryant, lenda do basquete
Reino Unido sai da União Europeia


Fevereiro

Antes de a covid-19 chegar ao Brasil, a volta às aulas foi adiada no Rio de Janeiro por causa de um problema de contaminação na água da capital do estado. Porém, naquele mês, aviões da Força Aérea já traziam de volta brasileiros que estavam na China e precisaram sair de lá por causa do vírus. O novo coronavírus logo foi considerado uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No fim do mês, o primeiro caso de covid-19 foi confirmado em nosso país. O mundo não parava e o Joca também não: em fevereiro estreou o podcast Revisteen, em parceria com a rádio CBN.

Reportagens do jornal

Site
Coronavírus passa a ser considerado emergência global pela OMS
Podcast Revisteen: uma parceria entre o Joca e a rádio CBN
Ministério da Saúde confirma o primeiro caso de coronavírus no Brasil


Março  

A OMS declara a disseminação da covid-19 uma pandemia. Escolas fecham pelo Brasil, e mais e mais casos são confirmados por aqui. Enquanto as primeiras pesquisas para uma vacina começam a caminhar o Joca quis saber: o que as crianças a adolescentes tinham a dizer sobre tudo isso? Eles responderam, em uma reportagem especial.

Reportagens do jornal

Site
Em isolamento, italianos cantam das janelas
Conheça a dança que te ensina a se proteger do coronavírus
2,5 bilhões de pessoas estão em casa por causa da covid-19


Abril

Ainda no início da pandemia, as reportagens das edições do Joca e do site falavam muito sobre a vida na quarentena, o que fazer nesse período dentro de casa e como lidar com tudo isso. Destaque para nossa reportagem especial sobre como o novo coronavírus afetou as periferias.

Reportagens do jornal

Site do Joca
Como as pessoas estão ajudando quem mais precisa durante a pandemia?
Passeios e atividades para fazer sem sair de casa
Como lidar com a ansiedade durante a quarentena?


Maio

O mundo segue encarando a pandemia e o assunto domina a maior parte das páginas do jornal e dos posts no site. Foi um mês para conhecer melhor pessoas na linha de frente de combate ao vírus, assistir a muitas lives e começar a receber notícias de reaberturas de escolas e relaxamento de quarentenas ao redor do planeta. Enquanto isso, decretos de lockdown ocorriam no Brasil. Destaque para a reportagem especial sobre como a covid-19 chega aos indígenas do nosso país.

Reportagens do jornal

Site
Como estudar na quarentena?
• Vacina contra o coronavírus tem resultados positivos em fase de teste
Autora de Harry Potter lança novo livro gratuito


Junho

A pandemia continua, mas surgem notícias de como está o dia a dia nos primeiros países a deixar para trás a fase mais restrita da quarentena. Apesar do período difícil, também são muitas as histórias de superação a ser contadas, de pessoas que venceram a covid-19. Enquanto isso, o noticiário abre espaço para mais eventos importantes: as manifestações antirracismo pelo mundo e a missão em parceria entre a Nasa e a SpaceX.

Reportagens do jornal

Site
Malala comemora formatura na Universidade de Oxford, no Reino Unido
Plataforma reúne sonhos durante a pandemia
Escravidão e racismo


Julho

Algumas escolas ao redor do Brasil começam a retomar atividades presenciais e as manifestações antirracistas seguem pelo planeta. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia que o novo coronavírus pode ser transmitido por partículas microscópicas que ficam suspensas no ar. No fim do mês, boa notícia: os testes de uma vacina chinesa começam no Brasil. Mas nosso país ainda enfrentou um “ciclone bomba”!

Reportagens do jornal

Site
Testes da vacina chinesa no Brasil começam em 21 de julho
Saiba o que é o ciclone bomba, que levou ventania ao sul do Brasil
Por causa do novo coronavírus, prefeitura de São Paulo adia carnaval de 2021


Agosto

Foi o momento de refletir sobre as consequências econômicas trazidas pela pandemia ao Brasil. Houve mais preocupações por aqui com o aumento das queimadas no Pantanal. O noticiário internacional também foi movimentado: explosão em Beirute, no Líbano; onda de calor nos Estados Unidos; registro da primeira vacina contra a covid-19, pela Rússia; primeiros casos de reinfecção pelo novo coronavírus. E o mundo dos super-heróis ficou de luto com a morte do ator Chadwick Boseman, astro do filme Pantera Negra.

Reportagens do jornal

Site
Fãs fazem homenagem a Chadwick Boseman, o ator de Pantera Negra
Cientistas registram primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus
Pela primeira vez desde abril, taxa de contágio de covid-19 tem desaceleração no Brasil
Israel e Emirados Árabes Unidos fazem acordo diplomático


Setembro

A pandemia completou seis meses no Brasil. Por aqui, a Bahia ainda sofreu com terremotos e as queimadas no Pantanal e na Amazônia se intensificaram. Dois casos de incêndios marcaram o mundo: os florestais nos Estados Unidos e outro no maior campo de refugiados da Europa, na ilha grega de Lesbos. Setembro ainda teve a morte de Quino, criador da personagem Mafalda.

Reportagens do jornal

Site
Quino, criador da Mafalda, morre aos 88 anos
Molécula encontrada em Vênus sugere que pode existir vida fora da Terra
Terremotos atingem a Bahia


Outubro 

O combate à fome é destaque com o Prêmio Nobel da Paz para o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao mesmo tempo, segue o fogo no Pantanal: logo no começo de outubro, descobrimos que setembro bateu recorde histórico de queimadas na região. Pelos lados da Europa, o novo coronavírus ganha força. E se as esperanças moram na vacina contra a covid-19, nada melhor do que uma entrevista com uma voluntária nos testes para a vacinação.

Reportagens do jornal

Site
Nova Mulher-Maravilha nos quadrinhos é da Amazônia
80 anos do Pelé
Alemanha e França adotam medidas rígidas para conter o coronavírus
Saiba quem são os vencedores do Prêmio Nobel 2020


Novembro

Dois grandes temas do ano de 2020 seguem marcantes: manifestações antirracismo acontecem em diversas cidades brasileiras; as pesquisas para uma vacina contra o novo coronavírus dão resultados animadores. Nos esportes, um feito histórico e uma tristeza: Lewis Hamilton se torna um dos maiores da Fórmula 1; morre Diego Maradona, ídolo do futebol mundial. Em terras brasileiras, as eleições municipais são destaque. Nos Estados Unidos, Joe Biden é o novo presidente.

Reportagens do jornal

Site
Morre, aos 60 anos, Diego Maradona
Apagão no Amapá | Entenda o que está acontecendo
O que os jovens têm a dizer sobre o retorno às escolas?


Dezembro 

A covid-19 completa um ano de existência. E o Joca finaliza as edições de 2020 com uma reportagem especial: no marco de um ano da doença, as primeiras pessoas começam a ser vacinadas. Enquanto isso, o Brasil vivencia um aumento no número de casos e mortes, além da primeira reinfecção confirmada pelo novo coronavírus. No mundo da música, os sul-coreanos do BTS são reconhecidos como artistas do ano pela revista Time. E, no futebol internacional, um jogo da Liga dos Campeões é interrompido após um caso de racismo.

Reportagens do jornal

Site
Mulher de 90 anos é a primeira a receber vacina no Reino Unido
Revista Time elege BTS como artista do ano
Jogadores deixam partida da Liga dos Campeões após árbitro ser acusado de racismo
Covid 19 | Brasil registra primeiro caso de reinfecção

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • O que o Joca fez em 2020? - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] além de gerar muitas reportagens em nosso site. Mas outros temas também chamaram a atenção. Clique aqui ou na imagem abaixo para conferir nossa retrospectiva do que foi notícia, mês a mês, nas […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido