Rede de abastecimento de energia elétrica no Amapá. Foto: governo do Amapá/divulgação

Quatorze dos 16 municípios do Amapá sofreram com um apagão (queda de energia elétrica) entre os dias 3 e 24 de novembro por conta de um incêndio em uma subestação de energia de Macapá, a capital do estado.

O fogo fez com que as linhas de transmissão de eletricidade da região e duas usinas hidrelétricas (locais que fornecem energia elétrica) fossem desligadas automaticamente. Uma das hidrelétricas do estado havia voltado a funcionar no dia 4 – o que fez com a energia elétrica retornasse em alguns pontos – mas de forma instável, ou seja, a energia funcionava apenas em determinados momentos.

A energia da região voltou totalmente após o segundo transformador da subestação de Macapá começar a receber eletricidade de novo. Essa reenergização estava prevista para acontecer até 26 de novembro, mas ocorreu dois dias antes. 

Com a retomada da energia, o rodízio (em que os municípios recebiam energia em apenas alguns horários do dia) não será mais necessário.

Saiba mais sobre o reestabelecimento de energia aqui.

O apagão

O problema afetou serviços e até o fornecimento de alimentos e água. Alguns hospitais, por exemplo, precisaram funcionar por meio de geradores (dispositivos que convertem outros tipos de energia para a elétrica e costumam ser usados em casos de emergência).

Sistemas de comunicação, como telefones e internet 4G, também apresentaram problemas. Postos de gasolina e supermercados trabalharam para atender enormes filas de pessoas em busca de mantimentos. Na capital, Macapá, a prefeitura decretou estado de calamidade pública por 30 dias.

No dia 7 de novembro, parte do fornecimento foi retomada em 13 municípios, mas em esquema de rodízio por região do estado. A previsão era de que houvesse energia durante seis horas, mas relatos de moradores apontam que o serviço só ficou disponível por duas horas em alguns locais.

Para lidar com o problema, o governo da região criou uma comissão (ou seja, um grupo de profissionais). O plano principal incluía levar transportadores (aparelhos capazes de gerar energia elétrica) até as regiões afetadas. O Ministério de Minas e Energia previa retorno total do abastecimento no estado até o fim da semana do dia 14 de novembro.

No dia 16 de novembro, entretanto, o estado chegou ao 14° dia sem energia elétrica em 13 dos seus 16 municípios (ainda no esquema de rodízio).

*Matéria atualizada em 24 de novembro, às 19h43.

Fontes: Estado de Minas, Folha de S. Paulo e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • Ana Clara Salomão Assunção Mendonça

    2 anos atrás

    Muito iterasante essa notícia

  • St. Nicholas School - Pinheiros Campus

    3 anos atrás

    Eu acho que iria morrer sem energia...

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    3 anos atrás

    joca mas o que aconteceu para subestação pegar fogo?

  • Felipe Sali

    3 anos atrás

    Oi, Maria. Ainda estão investigando para entender exatamente o que aconteceu. Só o que sabemos é que o incêndio começou durante uma tempestade. Até a próxima! :)

  • maria.eduarda.ribeira.3serie

    3 anos atrás

    Coitado dos moradores do Amapá.Deve ser muito díficil viver em uma queda de energia,principalmente de noite.? ?

  • juliarozzinotoledo

    3 anos atrás

    Coitados dos moradores do Amapá. Deve ser muito chato ficar sem energia por vários dias e só receber essa energia algumas vezes.

  • Davi

    3 anos atrás

    Meu Deus coitados deles

  • Kauan

    3 anos atrás

    Nossa

  • FELIPE

    3 anos atrás

    oi meuu deuss que estrago

  • Mariana Martins

    3 anos atrás

    Meu deus?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido