Cientista realizando estudos sobre o novo coronavírus. Foto: Lauren DeCicca/Getty Images

Uma médica de 37 anos que mora em Natal, no Rio Grande do Norte, é a primeira pessoa do Brasil a contrair o novo coronavírus duas vezes. O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde, em 10 de dezembro.

Ela foi infectada pela primeira vez em junho, quando sentiu sintomas como dor de cabeça e barriga, além de coriza (que deixa o nariz entupido, por exemplo). Já no segundo episódio, em outubro, sentiu fraqueza, dor de cabeça e muscular e teve perda de olfato e paladar (ou seja, não conseguiu sentir cheiros nem gostos por um período). O caso estava sendo examinado desde 23 de outubro.

Em ambas as vezes, a infecção foi confirmada com um exame RT-PCR, que mostra se o paciente está com o vírus no momento do teste e é feito a partir da coleta de uma amostra de secreção do nariz e/ou da boca. Até o momento, esse tipo de exame é considerado o mais confiável para detectar se uma pessoa tem a doença.

Após testes, a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte afirma que os dois vírus contraídos pela médica são de linhagens diferentes. Isso quer dizer que, mesmo ambos sendo o novo coronavírus e causando a covid-19, eles não são iguais. 

Apesar de alguns hospitais – como o Hospital Universitário de Sergipe – já terem apontado casos de reinfecção do novo coronavírus, esta é a primeira vez que um deles é confirmado pelo Ministério da Saúde. 

Fontes: G1, Folha de S.Paulo e Ministério da Saúde.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Nacho

    3 anos atrás

    Oi Joca, estranho alguém pegar o COVID-19 duas vezes

  • pedro e leticia

    3 anos atrás

    ola joca,não entendi como o virus pode ser o covid-19 e ao mesmo tempo não ser

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Olá, Pedro e Leticia! Obrigado por escreverem para a gente. Este caso da reportagem é uma reinfecção, ou seja, um caso em que uma pessoa pega o novo coronavírus por uma segunda vez – depois de já ter sido infectada uma primeira vez. As duas infecções aconteceram por meio de do vírus chamado novo coronavírus que causa a doença covid-19. Mas houve diferenças entre a primeira e a segunda infecção. Não se trata, por exemplo, do mesmo vírus que ficou no organismo da paciente e a deixou doente de novo. Primeiro ela contraiu um novo coronavírus e, depois, outro – também novo coronavírus, mas de uma linhagem diferente dentro do mesmo tipo de vírus. Esperamos ter ajudado você!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido