Vencedores do prêmio Nobel de Física 2020. Imagem: Niklas Elmehed. © Nobel Media/divulgação

O Prêmio Nobel de 2020 está sendo realizado em outubro. Os anúncios por categoria são feitos na seguinte ordem: medicina (5/10), física (6/10), química (7/10), literatura (8/10), paz (9/10) e economia (12/10).

Confira os homenageados de cada categoria.

Medicina

Os vencedores são Harvey Alter e Charles Rice (ambos dos Estados Unidos) e Michael Houghton (do Reino Unido). O trio foi homenageado por ter descoberto o vírus que causa a hepatite C, um tipo de infecção que afeta o fígado e pode evoluir para outras doenças graves, como câncer de fígado.

Apesar de ter feito pesquisas diferentes, os três vencedores contribuíram para que fossem descobertos tratamentos para a doença, que antes era considerada impossível de ser curada.

Enquanto Alter descobriu, na década de 1970, que poderia haver um agente desconhecido capaz de causar hepatite em alguns chimpanzés (na época só se conhecia os causadores das hepatites A e B, outras formas da doença), Houghton identificou o vírus em pessoas infectadas pela doença e criou um exame que detectava sua presença na década de 1980.

Já Rice foi o responsável por confirmar como funcionava o mecanismo da hepatite C no corpo e mostrar que ela não ocorre só em humanos.

Física

O prêmio foi dado para um grupo que pesquisa sobre buracos negros, composto por Roger Penrose (Reino Unido), Reinhard Genzel (Alemanha) e Andrea Ghez (EUA).

Penrose foi o responsável por confirmar que buracos negros podem se formar e os descreveu em detalhes, em 1965. Já a dupla composta por Genzel e Ghez  mostrou que existe um corpo com massa muito grande em um espaço muito pequeno (ou seja, um buraco negro) no centro da nossa galáxia, que possui estrelas em volta.

Química

As premiadas da categoria são Emmanuelle Charpentier (da França) e Jennifer Doudna (dos Estados Unidos). As duas foram responsáveis por criar uma espécie de “tesoura” que consegue cortar o DNA (que carrega nossas informações genéticas), chamada de CRISPR-Cas9. Por causa da descoberta, a dupla de pesquisadoras consegue fazer alterações no código genético de pessoas, animais, plantas e organismos microscópicos com precisão.

A ferramenta criada por elas está fazendo com que os estudos para curas de doenças hereditárias (que são aquelas passadas aos descendentes das pessoas doentes) possam avançar.

Literatura

O Nobel de literatura de 2020 foi dado para a poeta americana Louise Glück, que propõe reflexões sobre o cotidiano e a vida moderna através dos seus textos. A homenageada possui 77 anos e é professora na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. No país, ela é uma das poetisas mais famosas da literatura contemporânea.

De acordo com a Academia Sueca, responsável pela premiação, Glück foi escolhida por causa de sua “voz poética inconfundível, que com uma beleza austera torna a existência individual universal”. Algumas das suas obras mais famosas são “Ararat” e “O Triunfo de Aquiles”.

Paz

O Programa Mundial de Alimentos (PMA), da Oganização das Nações Unidas (ONU), foi o vencedor da categoria. A decisão foi tomada porque a organização acredita que, por causa da pandemia do novo coronavírus, uma ação para combater a fome que ocorra no mundo inteiro é mais importante do que nunca – ou seja, não basta cada país se preocupar apenas consigo mesmo.

O programa, que distribui alimentos para quem precisa, ajuda a evitar conflitos causados pela disputa por comida e pela fome.

Economia

O prêmio Nobel de economia de 2020 foi dado aos americanos Paul Milgrom e Robert Wilson, que fizeram pesquisas sobre como funcionam os leilões (um modelo de venda em que as pessoas vão oferecendo valores para um produto e serviço e, no final, o escolhido para comprar é aquele que ofereceu o maior valor).

Por existirem vários tipos de leilões – alguns são para a caridade, por exemplo, enquanto outros, chamados de licitações, são feitos pelo governo para contratar um serviço –, a dupla realizou estudos que contribuíram para entender qual tipo de leilao é mais adequado para cada caso.

No caso dos leilões para caridade, por exemplo, o ideal é que ganhe o comprador que oferecer o maior valor (já que assim mais dinheiro será doado). Já no caso das licitações, é melhor que o ganhador seja o candidato que o governo acredita que pode realizar o serviço da melhor maneira, por exemplo.

Além disso, a dupla propôs outras formas de leilões para produtos e serviços que eram difíceis de serem vendidos nos formatos tradicionais, que ajudaram a ter melhores resultados tanto para os compradores quanto vendedores.

O que é o prêmio Nobel?

É um conjunto de prêmios divididos em seis categorias que reconhece pessoas que desenvolveram grandes trabalhos para a humanidade em diversas áreas, como medicina, física e literatura. A premiação acontece todos os anos. No entanto, em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de entrega dos prêmios está sendo realizada virtualmente.

*Matéria atualizada em 13 de outubro de 2020, às 14h33.

Fontes: Extra, Folha de S.Paulo, Folha de S. Paulo, G1, G1, Jovem Pan, O Globo, O Globo e rfi.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido