Bandeira de Israel e dos Emirados Árabes Unidos. Foto: Oleksii Liskonih/Getty Images

O governo dos Estados Unidos anunciou, em 14 de agosto, que os Emirados Árabes Unidos e Israel chegaram a um acordo de paz. A decisão, que foi intermediada pelos EUA, foi selada por um telefonema no dia anterior entre Benjamin Netanyahu (primeiro-ministro de Israel), o xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan (príncipe herdeiro dos Emirados Árabes) e Donald Trump (presidente dos EUA). 

O que ficou definido pelo acordo?

Os dois países começarão a manter relações diplomáticas, o que quer dizer que Israel terá uma embaixada nos Emirados Árabes Unidos, e vice-versa. Representantes dos dois países irão se reunir para definir acordos sobre assuntos como turismo, voos diretos, segurança e até mesmo uma parceria para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus. 

Além disso, Israel se comprometeu a suspender seu projeto de anexar a maior parte de um território chamado Cisjordânia. 

Os dois países estavam em conflito?

Israel e Emirados Árabes Unidos nunca travaram uma guerra entre si. Entretanto, a aproximação entre eles é recente porque existem conflitos entre outras nações e povos do Oriente Médio que os Emirados Árabes apoiam – como a Palestina – e Israel. 

Vão ter novos acordos no Oriente Médio?

Segundo o comunicado, outros acordos desse tipo estão sendo firmados entre Israel e países vizinhos. Até o momento, Israel só possui acordos de paz com o Egito e a Jordânia no Oriente Médio – além dos Emirados Árabes Unidos.

Fontes: Agência Brasil, DW, G1 e Nexo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Retrospectiva de notícias | 2020 - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] Site• Fãs fazem homenagem a Chadwick Boseman, o ator de Pantera Negra• Cientistas registram primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus• Pela primeira vez desde abril, taxa de contágio de covid-19 tem desaceleração no Brasil• Israel e Emirados Árabes Unidos fazem acordo diplomático […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido