como-lidar-com-a-ansiedade

O período de isolamento social, somado à enorme quantidade de notícias que recebemos sobre o novo coronavírus todos os dias, pode trazer uma sensação de falta de controle e liberdade. Por isso, é natural sentir um pouco de ansiedade e angústia enquanto tudo isso acontece. A boa notícia é que algumas medidas podem ajudar a retomar a sensação de bem-estar. Confira!

Faça contato
“É importante manter contato, ainda que pela internet, com amigos e familiares”, diz a psicóloga Luana P. de Souza. Isso mantém o cérebro estimulado e impede que a conexão entre os neurônios (células do cérebro) enfraqueça.

Exercite-se e coma bem
Pesquisas indicam que manter a saúde física em dia colabora para ficarmos mais calmos e felizes. Por isso, tente comer menos doces e dê preferência a frutas e verduras. Veja dicas de como se exercitar na edição 146 do Joca.

Estabeleça uma rotina
Anote a que horas quer acordar, estudar, brincar e dormir — e tente seguir o planejado. “A rotina transmite a sensação de controle e segurança, pois já se tem uma noção das atividades diárias”, explica a psicóloga. Se você não conseguir se ater ao plano, não se preocupe e tente novamente no dia seguinte.

Informações confiáveis
Ter contato o tempo inteiro com notícias, e a partir de todo tipo de veículo de comunicação, pode deixar você mais ansioso. Uma dica é separar alguns
momentos do dia para ficar por dentro do que está acontecendo — sempre
conferindo em sites, jornais e outros meios em que você confie.

O que os jovens estão fazendo?

“Estou aprendendo coisas novas, como andar de bicicleta”, Ricardo S., 9 anos, Santo André (SP).

“As lives com os professores ajudaram demais. Só de ver meus colegas e professores, fica tudo mais fácil”, Isaac R., 12 anos, Mauá (SP).
“Eu faço bastante atividade física, escuto música e também faço música, que é o meu hobby”, Valentina M., 9 anos, Salvador (BA).
"Pela manhã eu faço as lições e assisto às aulas on-line. À tarde, eu brinco com minha irmã, ajudo minha mãe, assisto a séries e jogo videogame. Inventamos coisas para nos divertir", Isadora R., 10 anos, Santo André (SP).

"Quando eu acordo, arrumo a cama, tomo café da manhã e vou fazer ginástica. Estou aproveitando o tempo livre para ficar com a minha mãe", Manuela E., 10 anos, São Paulo (SP).
"Para lidar com a ansiedade, estou brincando, desenhando, fazendo lição e jogando bola", Amanda, 9 anos, São Paulo (SP).

“Eu e minha mãe fazemos exercícios em casa. Todo dia, eu e meu amigo Rafa ligamos um para o outro e matamos a saudade”, Nicolas F., 7 anos, São Paulo (SP).

Fontes: Bem-Estar, Claudia, Época, Exame, G1, livro Conecte-se ao Que Importa.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (13)

  • Marina Rabello

    3 anos atrás

    eu acordo, arrumo a minha cama e tomo café mais as vezes não tomo ,depois vou fazer lição ,depois de uma hora e meia eu vou brincar ,tem mais coisas mais não vou falar ,na semana as vezes faço ginastica com as minhas primas ,piano, español ou ingues

  • Amanda Amanda de Maman da Silveira

    3 anos atrás

    eu amooo harry potter!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • davi da costa medeiros

    3 anos atrás

    tambem AMO HARRY POTTER!!!!!!

  • Filipe Mello

    3 anos atrás

    Eu faço lição na manhã e depois assisto Tv

  • Marina Rabello

    3 anos atrás

    e eu estou fazendo uma lição agora sobre o joca , é um texto

  • Marina Rabello

    3 anos atrás

    eu fasse lição a maior parte do dia e assisto tv de vez em quando

  • Juliana Freitas

    3 anos atrás

    achei muito legal

  • Francisco Dias

    3 anos atrás

    Eu no meu tempo livre, jogo pingo com meu pai, ando de skate, brinco com o meu cachorro e jogo videogame

  • Marina Rabello

    3 anos atrás

    no meu tempo livre eu brinco com o meu irmão ,brinco com o meu cachorro pastor alemão romeo que tem 2 meses

  • João Pedro Felix

    3 anos atrás

    Achei bem legal o que estão fazendo. Eu também faço muito dessas coisas

  • Pedro

    3 anos atrás

    Nossa.

  • Luis Guilherme

    3 anos atrás

    bem legal oque voces fazem para se distrair eu gostei muito vou fazer uisso na minha rotina

  • Luana Beatriz

    3 anos atrás

    achei interessante o que os jovens estão fazendo par não ficar com ansiedade

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido