Restaurantes serão fechados na França e Alemanha para evitar novas infecções. Foto: Getty Images

O governo da Alemanha e da França anunciou nesta quarta-feira, dia 29, que vão entrar em lockdown (fechamento) parcial para evitar que mais pessoas sejam contaminadas pelo novo coronavírus. Os dois países vêm registrando aumento no número de casos da doença nas últimas semanas.

Confira algumas perguntas e respostas sobre o assunto.

O que é lockdown e lockdown parcial?

Lockdown é o nome dado para o bloqueio total de um lugar. Essa medida só é adotada em situações extremas, como uma pandemia. Geralmente, quando uma cidade entra em lockdown, os cidadãos só podem sair de casa para realizar atividades essenciais, como ir ao mercado, à farmácia ou ao hospital. O indivíduo que não respeita essa regra costuma ser multado. 

Já o lockdown parcial é menos rígido do que o lockdown total, pois permite que as pessoas saiam de casa para algumas atividades não essenciais. Ainda assim, alguns locais, como parques, bares e restaurantes, em geral, são obrigados a fechar.

Como será o lockdown na Alemanha?

O país está passando por um dos momentos mais difíceis desde que a pandemia começou. Nas últimas 24 horas, a nação registrou quase 15 mil novos casos de coronavírus – o maior número em um único dia desde que o vírus chegou à Alemanha, no início do ano.

Agora, o maior medo do governo é que o número de infectados aumente muito e que os hospitais do país não deem conta de atender tantas pessoas ao mesmo tempo. Para evitar que isso aconteça, as autoridades adotaram o lockdown parcial, que passará a valer a partir de 2 de novembro. As medidas do bloqueio incluem:

– Fechamento de bares, restaurantes, teatros e cinemas.

– Incentivo ao trabalho em casa (home office). Apenas pessoas de serviços essenciais (médicos, entregadores, lixeiros, entre outros) devem sair para trabalhar.

– Cancelamentos de grandes eventos.

– Proibição de encontros com mais de dez pessoas.

Aqueles que não cumprirem as regras serão multados.

O lockdown parcial alemão não inclui fechamento de escolas, locais religiosos (como igrejas) e creches. Shoppings permanecerão abertos, mas só será permitido um cliente a cada 10 metros quadrados – para evitar que as pessoas fiquem muito perto umas das outras.

Como será o lockdown parcial na França?

Assim como na Alemanha, os últimos dias vêm sendo tensos na França. As autoridades de saúde afirmam que o país está registrando entre 40 mil e 50 mil novos casos de coronavírus diariamente. Esses são os maiores números de novos infectados desde abril, quando a nação sofreu com uma forte onda da doença.

Para evitar que a situação piore – e que os hospitais fiquem sobrecarregados –, o governo francês implantará o lockdown parcial, com início em 2 de novembro. Confira algumas medidas que passarão a valer:

– Proibição de eventos sociais.

– Fechamento de bares, restaurantes e comércio.

– Para sair de casa, os cidadãos deverão preencher um formulário explicando por que querem ir à rua. As pessoas só serão autorizadas a deixar sua casa para ir ao supermercado, farmácia, trabalho, médico, hospital ou caminhar pelo bairro.

Aqueles que não seguirem as medidas serão multados.

O lockdown parcial francês não inclui o fechamento de escolas e fábricas.          

O que é a segunda onda de coronavírus na Europa?

Entre março e maio, o continente registrou altos números de casos e mortes por coronavírus. Embora a situação tenha melhorado na metade do ano, nas últimas semanas, diversos países europeus vêm apresentando grande aumento nas estatísticas de infectados pela doença.

Veja medidas restritivas adotadas por algumas nações da Europa para diminuir a circulação do vírus:

– Irlanda: decretou lockdown no dia 22 de outubro. As pessoas só podem sair para realizar serviços essenciais.

– Itália: decretou lockdown parcial no dia 26 de outubro. Teatros, cinemas e academias foram fechados. Bares e restaurantes só podem ficar abertos até as 18h.  

– Reino Unido: reuniões com mais de seis pessoas foram proibidas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • letier

    3 anos atrás

    Realmente preucupante,mas vai melhorar com certeza.

  • Caroline Castro

    3 anos atrás

    Que bom quê alguns países estão tentando cuidar da saúde dos cidadãos. Moro no Brasil tenho 9 anos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido