Kobe Bryant, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, morreu, no dia 26 de janeiro, em um acidente de helicóptero em Calabasas, Califórnia, nos Estados Unidos. Ele tinha 41 anos e estava com mais oito pessoas na aeronave, incluindo uma de suas filhas, Gianna, de 13 anos.

Segundo o departamento de polícia local, o helicóptero pegava fogo quando foi encontrado no chão. A aeronave tinha saído da cidade de Santa Ana e seguia para Thousand Oaks, onde Gianna disputaria uma partida de basquete em um torneio para adolescentes. Bryant era o técnico da equipe. Investigações serão feitas para apontar a causa do acidente.

Também morreram na tragédia: o piloto Ara Zobayan; Alyssa Altobelli, colega de time de Gianna; os pais dela, John Altobelli e Keri Altobelli; a treinadora de basquete Christina Mauser; a estudante Payton Chester; e a mãe dela, Sarah Chester.

Homenagens

A cerimônia do Grammy (premiação de música), em 26 de janeiro, foi dedicada a Bryant. A apresentadora da noite, Alicia Keys, cantou com o grupo Boyz II Men a música “It’s So Hard to Say Goodbye to Yesterday” (em português, “É Muito Difícil Dizer Adeus a Ontem”), em homenagem ao jogador.

Fãs estão deixando flores e camisetas de basquete em frente ao Staples Center, ginásio em que o Los Angeles Lakers (time em que Bryant jogava) disputa as partidas em casa.

Quem era Kobe Bryant?

5 vezes campeão da National Basketball Association (NBA), em português, Associação Nacional de Basquete. O torneio é um dos mais famosos e disputados campeonatos esportivos do mundo.

2 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos: uma na Olimpíada de Pequim, em 2008, e a outra em 2012, na Olimpíada de Londres.

4 vezes vencedor do prêmio de jogador mais valioso do All-Star Game (partida anual disputada pelos melhores jogadores do ano).

18 vezes escalado para o All-Star Game. Ele é o segundo jogador da história com o maior número de convocações para o All-Star, atrás apenas de Kareem AbdulJabbar, que participou 19 vezes.

33.643 pontos marcados na NBA. Quarto maior pontuador da história da liga, atrás de Kareem Abdul-Jabbar, Karl Malone e LeBron James.

1 Oscar de melhor curta-metragem de animação por Dear Basketball (em português, Querido Basquete), baseado em uma carta escrita por Bryant.

Kobe Bryant
#pracegover: Kobe Bryant posa para foto em evento. O jogador usa moletom cinza, calça preta e touca preta. Crédito de imagem: Jon Kopaloff/FilmMagic.

Fontes: LA County Sheriff’s Department, CNN, NBA, Fox Sports, BBC, Basketball Reference, New York Times e Associated Press.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 142 do jornal Joca

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido