Brexit
À esquerda, bandeira da União Europeia; à direita, bandeira do Reino Unido. Foto: divulgação

O Reino Unido sairá da União Europeia (UE) nesta sexta-feira, dia 31, às 23h do horário local.

O processo, conhecido como Brexit (abreviação de british exit, que, em inglês, significa saída britânica), provocará mudanças nas relações entre o Reino Unido e os outros países da União Europeia (UE).

Veja, abaixo, perguntas e respostas sobre esse processo e como ele impacta a vida dos europeus.

O que é a União Europeia?

Grupo formado por 18 países europeus, como Alemanha, França e Portugal. O bloco tem como objetivo estabelecer normas que contribuam para a paz, a liberdade, o comércio, a estabilidade e a prosperidade do continente.

Como esse processo aconteceu?

Em junho de 2016, os cidadãos britânicos participaram de uma votação em que tinham que votar a favor ou contra a saída do Reino Unido da União Europeia. Ao final, a maioria foi a favor da retirada.

Em janeiro de 2019, a primeira-ministra Theresa May apresentou um acordo que definia como o país deveria sair do bloco – uma espécie de guia, com normas e procedimentos que deveriam ser cumpridos nesse processo.

O acordo de May, no entanto, não foi aprovado pela maioria dos parlamentares. Ela, então, apresentou mais três propostas, mas elas não foram aprovadas.

Em maio, May deixou o cargo e, em julho, Boris Johnson assumiu como primeiro-ministro. Em dezembro de 2019, a maioria dos parlamentares britânicos aprovou um acordo.

O que acontecerá daqui em diante?

O Reino Unido passará por um período de transição nos próximos 11 meses. Essa fase servirá para fazer ajustes e definir medidas que serão tomadas no futuro.

Na prática, o que muda com a saída do Reino Unido da EU?

Algumas mudanças:

– Os novos passaportes britânicos serão feitos na cor azul. Antes, eles eram vermelhos, cor dos países que fazem parte da União Europeia.

– A partir de hoje, 3 milhões de moedas com o tema Brexit passarão a ser usadas no Reino Unido. Nelas, estará escrito “31 de janeiro” (data de saída do bloco) e “paz, prosperidade e amizade com todas as nações”.

– Até então, cidadãos que vinham de países da União Europeia (França, Portugal, entre outros) podiam morar no Reino Unido sem muitas dificuldades. Com a saída do país do bloco, esse direito muda um pouco. Os estrangeiros que moram no Reino Unido terão até junho de 2021 para adquirir o direito de morar no país. Caso contrário, perderão a permissão de viver lá.

– Por enquanto, os acordos comerciais entre o Reino Unido e os países da União Europeia continuam, mas, em 2021, isso pode mudar. Os detalhes dessas mudanças serão discutidos ao longo dos próximos meses.

Por que há pessoas a favor da saída do Reino Unido da União Europeia?

De forma geral, essas pessoas estão insatisfeitas com as leis da UE em relação a temas como imigração e comércio e defendem que o Reino Unido crie as suas próprias regras. Uma vez dentro do bloco, o país é obrigado a cumprir essas normas.

Por que há pessoas contra a saída do Reino Unido da União Europeia?

Eles afirmam que a saída prejudicaria o Reino Unido, já que as normas da UE estariam beneficiando o país em questões como promoção da paz e relações comerciais.

Fontes: BBC, BBC, CNN, União Europeia e Folha de S.Paulo.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido