O uso do jornal e a interculturalidade na sala de aula
Atualizado em 19 de agosto de 2021.
Os três encontros dessa formação, realizados nos dias 16, 25 e 30/6/2020 foram gravados e estão disponíveis aqui.
Links e materiais mencionados nos encontros:
Manual como fazer um jornal interativo para leitores > Acesse
Vídeo de gráfica de impressão de jornais > Acesse
Banco de fotos gratuitas > Acesse
Organizar e escrever matérias: um passo a passo de como organizar o jornal da turma e de como encaminhar a produção de cada gênero jornalístico. > Acesse
Fichas: material de apoio ao professor sobre cada gênero e fichas de atividades para os estudantes. > Acesse
Modelos de imagens e textos: fotos e prints para as atividades de aquecimento com toda a turma. > Acesse
Separamos os 4 encontros por ano/turma. Selecione a turma de interesse e confira as gravações:
Baixe a apresentação do 4º encontro
Vídeo de apresentação da área do professor:
Atividade para o Encontro 2
Educador(a), leia o 1º bimestre referente ao ano em que você leciona do Guia didático Lendo o Mundo com o Joca e, em seguida, faça as atividades descrita nos itens 1 e 2 abaixo.
1. Responda a pergunta: quais são os eixos de aprendizagem trabalhados ao longo do guia?
2. Selecione uma aula ou uma sequência de aulas que tenha achado interessante e escrever por quê.
Edições do Joca em PDF: compartilhe com seus estudantes
Vídeos de práticas da sala de aula com o jornal
1º ano | Roda de notícia
2º ano | Criação de título de notícia
3º ano | Reportagem e comentarios
5º ano | Busca de informações
4º ano | Estrutura da notícia
Atividade para o Encontro 3
Recomendação de leitura:
Delia Lerner. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Editora Artmed, 2002.
Atividade para o encontro 4
Selecione e leia algumas das matérias indicadas abaixo e traga para o próximo encontro um breve relato de práticas já realizadas ou que pretende fazer usando conteúdo jornalístico, para promover a aproximação e integração de crianças brasileiras e venezuelanas ou de crianças indígenas e urbanas, por exemplo. Vamos compartilhar no chat.
Você sabe a diferença entre imigrante e refugiado?
Conheça a história de 5 crianças refugiadas no Brasil
12 histórias de crianças refugiadas e imigrantes
Governo anuncia saída do Pacto Global para a Migração
Brasil fecha fronteira com a Venezuela por causa do novo coronavírus
Campos de refugiados entram em quarentena por causa da covid-19
Brasil entra em estado de calamidade pública por causa da covid-19
Dia do Índio: Conheça o indígena Kleykeniho Fulni-ô
Colecionáveis | Índios no Brasil
Conheça a vida de uma comunidade indígena do Canadá
Indígenas do Mato Grosso ganham prêmio da ONU
Jogo brasileiro ensina histórias indígenas
Indígenas venezuelanos se refugiam no Brasil
Tocha Olímpica Rio2016 em Boa Vista
Recomendações de leitura:
SANTIAGO, Mylene Cristina; AKKARI, Abdeljalil; MARQUES, Luciana Pacheco. Educação intercultural: desafios e possibilidades. Petrópolis: Vozes, 2013.
FLEURI, Reinaldo Matias (org). Educação intercultural. Mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Bom dia, assistir todas as aulas, porem não confirmei presença em nenhuma, isso implica em alguma coisa? O que devo fazer para confirmá-la?
Bom dia! acabei de participar do 4º encontro, porem não conseguir abrir o link, para fazer minha confirmação de presença.
Bomdia não coloquei presença em nenhuma aula o que fazer
Bom dia professras eu não conseguir colocar presença em nenhuma aula! O que fazer?
Muito interativo e multidisciplinar o jornal . É um material riquíssimo e o melhor que podemos encontrar notícias da nossa região e também do nosso estado, o que é muito difícil de encontrar .
Muito boa essas aulas!
Resp da 1: Gênero multidisciplinar como reportagens, entrevistas, instrucional didático. Resp. da 2: Verifico primeiro as manchetes que compõe a primeira página e depois vou buscando aquelas que mais estão atualizadas com notícias, entrevistas, reportagens e atividades.
Ao ler o Jornal do Joca percebi que as notícias são interessantes e contêm os seguintes gêneros: notícia, editorial e crônicas e o que mais me chamou a atenção foi que as notícias são para todas as faixas etárias. Quando vou ler um jornal, primeiro leio as notícias que estão em destaques, após vou lendo as demais.
conhecer o jornal joca pra mim tá sendo muito proveitoso, pois nos trouxe assuntos do cotidiano de fatos atuais vivenciado no mundo inteiro . o que chamou minha atenção e a organização como o jornal traz as noticias .
1. Noticias; Entrevistas; Reportagens. 2. Ao ler jornal, verifico inicialmente a manchete que compõe a primeira página, e depois as demais informações do jornal.
Gosto de ler fatos atuais e também os comentários dos leitores. Priorizo noticias do que acontece no cotidiano.
Sempre é importante o contato do material a ser estudado para despertar a curiosidade dos alunos , havendo dialogo e depois a compreensão oral e escrita.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.