Atualizado em 19 de agosto de 2021.

Oficina de produção de jornal

Os três encontros dessa formação, realizados nos dias 16, 25 e 30/6/2020 foram gravados e estão disponíveis aqui.

Links e materiais mencionados nos encontros:

Manual como fazer um jornal interativo para leitores > Acesse

Vídeo de gráfica de impressão de jornais > Acesse

Banco de fotos gratuitas > Acesse

Organizar e escrever matérias: um passo a passo de como organizar o jornal da turma e de como encaminhar a produção de cada gênero jornalístico. > Acesse

Fichas: material de apoio ao professor sobre cada gênero e fichas de atividades para os estudantes. > Acesse

Modelos de imagens e textos: fotos e prints para as atividades de aquecimento com toda a turma. > Acesse


Formação O uso do jornal e a interculturalidade na sala de aula

Separamos os 4 encontros por ano/turma. Selecione a turma de interesse e confira as gravações:

Baixe a apresentação do 4º encontro


Encontro 1 (16/4/2020)

Vídeo de apresentação da área do professor:


Atividade para o Encontro 2

Educador(a), leia o 1º bimestre referente ao ano em que você leciona do Guia didático Lendo o Mundo com o Joca e, em seguida, faça as atividades descrita nos itens 1 e 2 abaixo.

Volume 1
1º a 3º ano
Volume 2
4º e 5º ano

 

1. Responda a pergunta: quais são os eixos de aprendizagem trabalhados ao longo do guia?

2. Selecione uma aula ou uma sequência de aulas que tenha achado interessante e escrever por quê.


Edições do Joca em PDF: compartilhe com seus estudantes

Edição nº 145
Capa Joca 146
Edição nº 146

Edição nº 147

Vídeos de práticas da sala de aula com o jornal

1º ano | Roda de notícia

(clique aqui para ampliar)

2º ano | Criação de título de notícia

(clique aqui para ampliar)

3º ano | Reportagem e comentarios

(clique aqui para ampliar)

5º ano | Busca de informações

(clique aqui para ampliar)

4º ano | Estrutura da notícia

(clique aqui para ampliar)


Encontro 2 (20/4/2020)

Atividade para o Encontro 3

  1. Faça uma lista de quais gêneros jornalísticos o Joca contém.
  2. Descreva quais procedimentos você utiliza para ler o jornal: o que observa primeiro, como seleciona o que vai ler, o que prioriza, o que gosta mais de ler, etc.

Encontro 3 (23/4/2020)

Recomendação de leitura:

Delia Lerner. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Editora Artmed, 2002.


Atividade para o encontro 4

Selecione e leia algumas das matérias indicadas abaixo e traga para o próximo encontro um breve relato de práticas já realizadas ou que pretende fazer usando conteúdo jornalístico, para promover a aproximação e integração de crianças brasileiras e venezuelanas ou de crianças indígenas e urbanas, por exemplo. Vamos compartilhar no chat.

Você sabe a diferença entre imigrante e refugiado?

Conheça a história de 5 crianças refugiadas no Brasil

12 histórias de crianças refugiadas e imigrantes

Governo anuncia saída do Pacto Global para a Migração

Brasil fecha fronteira com a Venezuela por causa do novo coronavírus

Campos de refugiados entram em quarentena por causa da covid-19

Brasil entra em estado de calamidade pública por causa da covid-19

Dia do Índio: Conheça o indígena Kleykeniho Fulni-ô

Colecionáveis | Índios no Brasil

Era uma vez na minha aldeia

Indígenas do Brasil

Conheça a vida de uma comunidade indígena do Canadá

Indígenas do Mato Grosso ganham prêmio da ONU

Jogo brasileiro ensina histórias indígenas

Indígenas venezuelanos se refugiam no Brasil

Tocha Olímpica Rio2016 em Boa Vista


Encontro 4 (30/4/2020)

Recomendações de leitura:

SANTIAGO, Mylene Cristina; AKKARI, Abdeljalil; MARQUES, Luciana Pacheco. Educação intercultural: desafios e possibilidades. Petrópolis: Vozes, 2013.

FLEURI, Reinaldo Matias (org).  Educação intercultural. Mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • Maria Eliana De Souza

    3 anos atrás

    Bom dia, assistir todas as aulas, porem não confirmei presença em nenhuma, isso implica em alguma coisa? O que devo fazer para confirmá-la?

  • Ana Cleyde Nunes De Sousa Ferreira

    3 anos atrás

    Bom dia! acabei de participar do 4º encontro, porem não conseguir abrir o link, para fazer minha confirmação de presença.

  • Sebastiana Nádia de Oliveira Ferreira

    3 anos atrás

    Bomdia não coloquei presença em nenhuma aula o que fazer

  • Sebastiana Nádia de Oliveira Ferreira

    3 anos atrás

    Bom dia professras eu não conseguir colocar presença em nenhuma aula! O que fazer?

  • Celia

    3 anos atrás

    Muito interativo e multidisciplinar o jornal . É um material riquíssimo e o melhor que podemos encontrar notícias da nossa região e também do nosso estado, o que é muito difícil de encontrar .

  • Alice Loudes Lopes de Farias Silva

    3 anos atrás

    Muito boa essas aulas!

  • Francisco Caninindé R. Dantas

    4 anos atrás

    Resp da 1: Gênero multidisciplinar como reportagens, entrevistas, instrucional didático. Resp. da 2: Verifico primeiro as manchetes que compõe a primeira página e depois vou buscando aquelas que mais estão atualizadas com notícias, entrevistas, reportagens e atividades.

  • Elice de Oliveira Marques

    4 anos atrás

    Ao ler o Jornal do Joca percebi que as notícias são interessantes e contêm os seguintes gêneros: notícia, editorial e crônicas e o que mais me chamou a atenção foi que as notícias são para todas as faixas etárias. Quando vou ler um jornal, primeiro leio as notícias que estão em destaques, após vou lendo as demais.

  • Edilene Barbosa De Carvalho Silva

    4 anos atrás

    conhecer o jornal joca pra mim tá sendo muito proveitoso, pois nos trouxe assuntos do cotidiano de fatos atuais vivenciado no mundo inteiro . o que chamou minha atenção e a organização como o jornal traz as noticias .

  • Lindinalva Fernandes Coelho

    4 anos atrás

    1. Noticias; Entrevistas; Reportagens. 2. Ao ler jornal, verifico inicialmente a manchete que compõe a primeira página, e depois as demais informações do jornal.

  • Dirce Reinehr

    4 anos atrás

    Gosto de ler fatos atuais e também os comentários dos leitores. Priorizo noticias do que acontece no cotidiano.

  • Dirce Reinehr

    4 anos atrás

    Sempre é importante o contato do material a ser estudado para despertar a curiosidade dos alunos , havendo dialogo e depois a compreensão oral e escrita.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido