Confira um raio X dos três grupos indígenas com maior população no território brasileiro, de acordo com dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)*

Tikuna

Índios Tikuna
#pracegover: a foto mostra dois índios Tikuna. Eles têm o rosto pintado com traços pretos e cocares coloridos. Foto: Guillermo Legaria/Getty Images.

Áreas que habitam: em território brasileiro, Amazonas, mas uma parte da população ultrapassa as fronteiras com a Colômbia e o Peru.
População: 46.045 pessoas.
Principal idioma: tikuna.

Algumas das principais brincadeiras entre as crianças são: 
Queimada: que elas chamam de “vida”
Curupira: uma criança, que será o Curupira, fica de olhos vendados e começa a responder perguntas dos amigos. A última criança pergunta ao Curupira o que ele quer comer. Como a comida pedida não está disponível na brincadeira, quem estava vendado sai correndo atrás dos outros. Ganha quem o Curupira não pegar.

Curiosidade: apopulação se divide em dois grupos, com base no que determina um mito da nação. Na prática, os membros de um grupo só podem se casar com pessoas do outro grupo. Quando um casal tem filhos, as crianças herdam o grupo do pai.

Guarani Kaiowá

menina kaiowás Romerito Pontes
#pracegover: a foto mostra jovens do grupo guarani kaiowá está na escola. Eles estão sentados em carteiras e vestem uniforme branco e azul-claro. Foto: Romerito Pontes.

Área que habitam: Mato Grosso do Sul.
Principal idioma: guarani, com diversos dialetos (variações de uma língua).
População: 43.401 pessoas.

Curiosidades: 
– Os guarani kaiowá são um dos subgrupos guaranis que existem no Brasil — há também os guarani ñandeva e guarani mbya. Apesar de apresentar semelhanças entre si, como falar a mesma língua, os subgrupos podem ter costumes diferentes uns dos outros e dialeto específico, por exemplo.
– As aldeias são chamadas de “tekhoa”. Elas são habitadas por famílias — em geral, lideradas por um “tamõi” (avô). Ele é o responsável por orientar os parentes e tomar as decisões mais importantes para a vida de todos.

Kaingang

Indigenas-Kaingang-Joca-impresso-139
#pracegover: a imagem mostra dois indígenas – uma mulher com pinturas nos braços e um homem usando cocar colorido. Foto: divulgação.

Áreas que habitam: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Principal idioma: kaingang, com diversos dialetos.
População: 37.470 pessoas.

Curiosidades:

– Produzem diversas peças de artesanato: brincos, pulseiras, colares, entre outros. Os itens são feitos a partir de materiais como cipó, madeira e taquara (plantas que geralmente têm caule oco).
– Hoje, muitos vivem da agricultura, cultivando itens como batata, mandioca e abóbora. No passado, práticas como caça com arco e flecha eram mais frequentes, mas elas perderam espaço com o crescimento das cidades e a destruição da natureza.

Distribuição da população indígena no Brasil

Norte – 305,8 mil
Nordeste – 208,6 mil
Centro-Oeste – 130,4 mil
Sudeste – 97,9 mil
Sul – 74,9 mil

Nações indígenas no Nordeste
Apesar de nenhuma das três maiores nações indígenas ter presença na Região Nordeste do Brasil, a área também é lar de alguns grupos. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a região abriga 25,5% da população indígena do nosso país. Alguns dos povos que habitam o local são: atikum (7.929 habitantes), espalhados por Pernambuco e Bahia, e canela ramkokamekrá (2.175 habitantes), residente do Maranhão.

*Dados do último censo realizado pelo IBGE, em 2010. Fontes: IBGE, Funai, G1, Portal Kaingang e Povos Indígenas no Brasil.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 139 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (16)

  • Ines Escola parque

    1 ano atrás

    Minha bizavo era indigena kaingang

  • chin chim

    1 ano atrás

    Jornal bão

  • carol

    1 ano atrás

    eu n gostei

  • chin chim

    1 ano atrás

    joooooca nééééé , é muito bão .

  • José Antonio

    2 anos atrás

    Muito bom este jornal ?

  • Alice

    2 anos atrás

    Eu gostei mais dos Kaingang

  • Ana

    2 anos atrás

    Indígenas

  • Maria

    2 anos atrás

    Os índio são em quantos grupos

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Olá, Maria! Obrigado por responder para a gente! Uma das principais entidades que traz informações sobre indígenas brasileiros é a Funai (Fundação Nacional do Índio). No site da entidade está a seguinte informação: "Hoje, segundo dados do censo do IBGE realizado em 2010, a população brasileira soma 190.755.799 milhões de pessoas. Ainda segundo o censo, 817.963 mil são indígenas, representando 305 diferentes etnias. Foram registradas no país 274 línguas indígenas." Acesse para pesquisar e saber mais sobre os indígenas do Brasil: https://www.gov.br/funai/pt-br/atuacao/povos-indigenas/quem-sao

  • VIcente

    2 anos atrás

    Minha escola também usa muito o Jornal Joca e inclusive estou fazendo agora um trabalho com o Jornal Joca.

  • unitonia ??????

    2 anos atrás

    minha escola usa muito o jornal joca eu amo ele

  • Vicente

    2 anos atrás

    Minha escola também usa muito o Jornal Joca.

  • unitonia ??????

    2 anos atrás

    eu adoro o jornal joca, minha escola não para de usar ele para os deveres.

  • Heloísa Martins Ös

    3 anos atrás

    Adorei, Obrigada pelo Jornal do Joca! Joca, Quero jornais Fántasticos de vc, Pq.... Eu adoro vc. e Tome muito cuidado neste momento.

  • Mariana Rodrigues

    3 anos atrás

    tem que tomar muito cuidado com o codvid-19 cuidado !!!! 1 lavar as mãos por pelo menos 20 segundos 2 para tossir ou espirrar ponha o cotovelo na boca "nariz" 3 USAR MASCARA OU SE QUISER SAIR SO PARA O SUPER MERCADO OU PARA O HOSPITAL 4 não fazer aglomeração 5 usar alcol e não ponha o álcool no sol senão ele pega fogo !!!!!

  • Heloísa Martins Ös

    3 anos atrás

    Parabéns! Tome muito cuidado Joca! Espero que tudo de Certo. Que neste momento, Seja muito Bom. Que tudo de certo. E eu agradeço muito por Este Jornal.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido