Crédito de imagem: Getty Images

Entre os dias 5 de julho e 31 de agosto, o rio Sena, em Paris (capital da França), ficará liberado para natação pela primeira vez em um século. A novidade é resultado de um ambicioso projeto da prefeitura da cidade de despoluição que investiu cerca de 1,4 bilhão de euros (cerca de 9 bilhões de reais). Três trechos do rio estarão abertos ao público, permitindo que mais de mil pessoas possam nadar em suas águas.

Nos anos 1920, o banho no Sena foi proibido em virtude da poluição excessiva. Desde então, as águas do rio serviam apenas para transporte. Agora, com a liberação, um dos cursos d’água mais famosos do mundo volta a ser espaço de lazer: a natação será permitida em áreas preparadas com chuveiros, sinalização com bandeiras indicando os locais seguros e apoio de salva-vidas.

O projeto estava previsto para ficar pronto para a Olimpíada de 2024. Na época, a prefeita Anne Hidalgo mergulhou nas águas do rio para provar a segurança de se realizar provas de natação no local. Mesmo assim, diversos atletas questionaram as condições das águas e até se recusaram a participar das competições. Houve casos de nadadores que adoeceram após entrar no Sena, embora não tenha sido confirmada uma relação direta com a água do rio.

Nessa reabertura, a água será monitorada todos os dias, para garantir a segurança dos banhistas. O vice-prefeito de Paris, Pierre Rabadan, garantiu que a água está segura para uso. “Obviamente, se estamos abrindo a área para banho, é porque a qualidade da água está em conformidade com os regulamentos”, afirmou.

A abertura acontece na época de um dos verões mais quentes da Europa. Até mesmo a Torre Eiffel, símbolo da cidade, teve que ser fechada em função dos termômetros próximos dos 43ºC. Além da temperatura, as férias escolares convidam os jovens a aproveitar o rio e atividades ao ar livre.

Fonte: G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido