Diante da crise na Venezuela, índios da etnia warao estão cruzando a fronteira com Roraima e se espalhando pela Região Norte do Brasil.

Segundo reportagem da BBC Brasil, eles vivem na rua, em áreas perigosas, e enfrentam graves problemas de saúde e alimentação, como desnutrição e diarreia, entre outras complicações causadas especialmente pelo consumo excessivo de refrigerantes.

A comunicação com esses povos é bastante difícil, porque os warao falam apenas seu próprio idioma. Eles buscam abrigo nas cidades de Boa Vista e Pacaraima (RR), nos municípios do Amazonas e do Pará.

De acordo com o Ministério Público Federal, que acompanha os warao desde 2016, as famílias que chegaram ao Brasil viviam em regiões próximas do Orinoco, o principal rio da Venezuela. Eles são o principal grupo indígena do país com, aproximadamente, 49 mil integrantes.

Durante o governo de Hugo Chávez, a etnia dependia de doações e ajuda de programas sociais. Depois, diante da crise econômica no governo Nicolás Maduro, doações e benefícios foram cortados.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • guilherme sugi

    3 anos atrás

    top

  • Charles Henrique

    3 anos atrás

    além de ser para saber como tá o movimento da refugiação, da pra saber mais ou menos oque é refugiados

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido