Brasília - Conselho de Ética rejeita processo contra o deputado Jair Bolsonaro, por elogiar Brilhante Ustra (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O presidente Jair Bolsonaro comentou a decisão em seu perfil em uma rede social. Foto: divulgação.

O Brasil não faz mais parte do Pacto Global para a Migração. Assinado por 164 países no ano passado, o documento indica regras e procedimentos que devem ser cumpridos pelas nações participantes a fim de organizar os fluxos migratórios (quando grupos de pessoas saem dos seus países de origem e mudam-se para outra nação).

Em sua conta em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro comentou a decisão de sair do acordo. Para ele, o Brasil deve criar regras próprias para lidar com a imigração, ao invés de seguir os protocolos internacionais.

“Os brasileiros e os imigrantes que aqui vivem estarão mais seguros com as regras que definiremos por conta própria, sem pressão do exterior”, escreveu. “Jamais recusaremos ajuda aos que precisam, mas a imigração não pode ser indiscriminada. É necessário critérios, buscando a melhor solução de acordo com a realidade de cada país. Se controlamos quem deixamos entrar em nossas casas, por que faríamos diferente com o nosso Brasil?”

A decisão de sair do pacto, no entanto, não é bem vista por todos. Em dezembro de 2018, Aloysio Nunes, representante brasileiro que contribuiu para que o país assinasse o acordo, disse que não concordava com a proposta de Bolsonaro de abandonar o trato. Ele diz que o pacto não representa riscos para o Brasil e que tem apenas o objetivo de organizar os fluxos migratórios.

“O pacto não é incompatível com a realidade brasileira. Somos um país com muitas etnias, formado por migrantes”, escreveu em uma rede social. “O pacto não autoriza migração indiscriminada. Basta olhar seu título. Busca apenas servir de referência para o ordenamento dos fluxos migratórios, sem a menor interferência com a definição soberana por cada país de sua política migratória [ou seja, sem interferir nas decisões do governo de cada país].

Aloysio Nunes, que contribuiu para que o Brasil assinasse o Pacto Global para a Migração. Foto: divulgação.

Atualmente, estima-se que existam 258 milhões de migrantes no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Muitos deixam seus países para escaparem de guerras, perseguições, condições precárias de vida (falta de alimentos e remédios, por exemplo), entre outras questões.

Fontes: perfil de Jair Bolsonaro no Twitter, perfil de Aloysio Nunes no Twitter, G1 e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • telma aparecida santana liberti

    5 anos atrás

    Bem-vindos imigrantes e novas regras. Toda sociedade necessita de regras para conviver de maneira justa, igualitária e empatica.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido