Escritores, ilustradores e editoras de todo o Brasil podem inscrever obras para concorrer ao prêmio. Crédito de imagem: divulgação

No dia 5 de dezembro, o Prêmio Jabuti — premiação literária mais tradicional do Brasil — divulgou a lista dos vencedores de 2023. Criado em 1959, o Jabuti celebra diferentes autores e profissionais brasileiros envolvidos na criação e publicação de obras literárias, incluindo todo o processo de escrita e projeto gráfico (que envolve a produção visual das páginas e a capa de um produto editorial, por exemplo). Atualmente, os vencedores escolhidos são divididos em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. A entrega do prêmio foi no Theatro Municipal de São Paulo (SP).

Dentro do eixo Literatura estão as categorias Melhor Livro Infantil e Melhor Livro Juvenil. A seguir, confira os premiados da 65ª edição do Jabuti.

Melhor Livro Infantil 

O prêmio foi para Doçura, de Emília Nuñez e Anna Cunha, publicado pela editora Tibi. O livro-imagem traz duas narrativas paralelas que acompanham o processo de gestação e crescimento e o semear da terra, reforçando a construção do afeto e a importância da leitura ainda na infância. 

Docura-divulgacao
Crédito de imagem: divulgação

Melhor Livro Juvenil 

O vencedor foi Óculos de Cor: Ver e Não Enxergar, das autoras Lilia Moritz Schwarcz e Suzane Lopes, publicado pela Companhia das Letras. O livro aborda questões como o racismo estrutural presente na sociedade brasileira e novas maneiras de possibilitar uma educação que contemple aspectos socioculturais do país.

oculos-de-cor-divulgacao
Crédito de imagem: divulgação

Racismo estrutural: de acordo com o Portal Geledés, do Geledés Instituto da Mulher Negra, racismo é um conjunto de práticas de determinada raça/etnia que, estando em situação de favorecimento social, coloca outra(s) raça(s) em situação desfavorável. O racismo acontece, por exemplo, contra negros e contra indígenas, e é crime no Brasil. Racismo estrutural é um termo que define práticas racistas reproduzidas de modo atrelado à cultura de uma sociedade, ou seja, introduzido historicamente em diferentes expressões linguísticas e sociais, por exemplo.

Homenageado de 2023

A cada ano, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), órgão que criou a premiação, homenageia uma figura importante no meio literário do Brasil. Em 2023, o escolhido como Personalidade Literária Brasileira foi Pedro Bandeira, autor de famosos livros infantojuvenis como O Fantástico Mistério de Feiurinha, A Marca de uma Lágrima e a Droga da Obediência.

Clique aqui para ler uma entrevista com Pedro Bandeira publicada pelo Joca.

Por que jabuti?  

O nome vem da influência cultural brasileira na época da criação do prêmio, repleta de inspirações indígenas e africanas e, principalmente, pela presença do animal na obra Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, que era representado como um personagem curioso e inteligente.

Confira aqui a lista completa dos vencedores do Prêmio Jabuti em 2023. 

Fontes: Prêmio Jabuti, Prêmio Jabuti, CNN, Companhia das Letrinhas e Lunetas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido