Diferentes raças de cães. Crédito de imagem: MirasWonderland/Getty Images/reprodução

Os cães foram domesticados há pelo menos 20 mil anos — antes disso, era praticamente impossível ter um deles como animal de estimação. Com o passar do tempo, os homens criaram raças diferentes, ou seja, cachorros com características específicas, como porte e cores.

Dependendo da raça, alguns cães são capazes de aprender mais rápido e melhor, além de demonstrar diversas habilidades. Especialistas avaliaram as raças atuais com o objetivo de definir quais eram mais obedientes e inteligentes de acordo com a capacidade de responder ao controle e a ordens de uma pessoa. Os estudos mostraram que cães pastores e retrievers tendem a ter uma pontuação mais alta, enquanto cães de caça tendem a obter pontuações mais baixas.

Os estudos também demonstram que, embora existam diferenças na inteligência e na capacidade de treinamento de várias raças, há variações individuais, ou seja, específicas em cada animal. Outro fator importante é que o aprendizado pode variar também dependendo do treinamento que o cachorro recebe.

As cinco raças de cães que entendem novos comandos, aprendem com mais facilidade e lembram melhor esses aprendizados são:

1 – Border collie

2 – Poodle

3 – Pastor-alemão

4 – Golden retriever

5 – Dobermann

Pergunta enviada pelo leitora Melissa A.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido