Prática é considerada crime ambiental no Brasil
Um balão de cerca de 75 metros de altura (o equivalente a duas estátuas do Cristo Redentor empilhadas) caiu, em 22 de julho, no bairro de Aricanduva, na zona leste da cidade de São Paulo (SP). Antes de cair, a estrutura do balão arrastou alguns carros — fazendo um deles capotar —, danificou construções urbanas e puxou uma motocicleta para o topo de um poste de fiação elétrica, no qual ela ficou presa. O incidente ainda afetou o fornecimento de energia a mais de 400 mil imóveis e incendiou parte de uma creche e outras estruturas próximas, mas não houve feridos.
“O incidente impactou três linhas de alta tensão da companhia e alguns circuitos de média tensão. Vale destacar que a energia foi rapidamente restabelecida de forma remota para cerca de 95% dos clientes inicialmente atingidos — 40% imediatamente e 55% em até 17 minutos após o ocorrido”,
disse a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia em SP.
As autoridades investigam os responsáveis pelo balão, por meio de vídeos publicados nas redes sociais e gravados durante a soltura. A investigação acontece porque, desde 1998, com a Lei no 9.605, a prática de fabricar, transportar e soltar balões é considerada crime ambiental em todo o Brasil, em consequência dos danos que pode causar a vegetações, cidades e até mesmo vidas humanas.
Segundo nota do governo de São Paulo, as multas aplicadas a baloeiros em 2024 (até a publicação desta matéria) ultrapassam um milhão de reais. “Quem solta não tem ideia das consequências que isso pode gerar”, disse em comunicado o delegado João Blasi, da Divisão de Investigações Sobre Infrações Contra o Meio Ambiente da Polícia Civil de São Paulo.
Fontes: Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Planalto, governo de São Paulo (X), Segurança SP (X), Corpo de Bombeiros PMESP (X) e G1.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Caramba...
Nos alunos do 5 ano B da escola João Mendes ficamos tristes em saber que este acidente aconteceu prejudicando muitas crianças e causando muitos danos. Esperamos que a consciência chegue a todos que praticam esta modalidade.
Poxa, não sabia que um balão poderia trazer tanto estrago. É isso é lei!!!!!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.