Foz do Iguaçu, no Paraná, Brasil. Crédito de imagem: Getty Images

No dia 17 de julho, o governo do estado do Paraná oficializou uma nova parceria com o Centro Georges Pompidou, um dos mais importantes museus de arte moderna da França, para abrir uma unidade em Foz do Iguaçu. Existem apenas três filiais do Pompidou no mundo: em Bruxelas, na Bélgica; Málaga, na Espanha; e Xangai, na China. Ainda no início de julho, Carlos Massa Ratinho Júnior, governador do Paraná, encontrou-se com Laurent Le Bon, presidente do Pompidou de Paris, para decidir os detalhes da parceria. 

A ideia é que o museu em Foz do Iguaçu tenha um acervo com obras de artistas latino-americanos e também do acervo original do Pompidou, que tem obras de nomes como Salvador Dalí, Frida Kahlo, Pablo Picasso etc. Batizada de Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu, a instituição tem expectativa de inauguração em 2026.

“Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais recebem turistas estrangeiros no país, um dos principais pontos turísticos do Brasil e que ganhou um prêmio recentemente como quinto destino mais buscado da América do Sul. Queremos que esse novo espaço cultural se some à nossa rede de museus, que já reúne o Museu Oscar Niemeyer, e seja um atrativo a mais para a cidade e o Paraná, potencializando ainda mais a nossa indústria cultural e turística”, declarou Massa em nota oficial. 

Ainda de acordo com informações do governo do Paraná, a obra será custeada pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O museu deve ocupar um espaço cedido também pela CCR, dentro do terminal do aeroporto, próximo ao Parque Nacional do Iguaçu. O projeto arquitetônico, por sua vez, deve ser conduzido pelo paraguaio Solano Benítez, com prazo de conclusão para janeiro de 2025. 

Fontes: Governo do Estado do Paraná e G1.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido