Autor do disparo já foi identificado
No dia 13 de julho, o ex-presidente Donald Trump foi atingido por um tiro que passou de raspão em sua orelha durante um comício em Butler, na Pensilvânia, Estados Unidos. Trump disputa mais uma vez as eleições presidenciais do país, que ocorrerão em novembro, e discursava no evento como parte do calendário eleitoral.
O ex-presidente ficou ferido e foi levado ao hospital rapidamente pelo Serviço Secreto (agência federal de segurança dos EUA). Duas pessoas morreram, incluindo o atirador, e outras duas ficaram gravemente feridas.
Em entrevista ao jornal New York Post, Trump declarou que o incidente poderia ter causado a morte dele caso não tivesse virado a cabeça no momento que foi atingido. “Eu deveria estar morto. O médico do hospital disse que nunca viu nada parecido com isso”, disse o ex-presidente. No dia 15 de julho, Trump já retornou à programação de sua campanha eleitoral.
O autor do crime foi identificado rapidamente pelo Serviço Secreto: Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. A motivação do crime ainda está sob investigação.
Disagreement is inevitable in American democracy. It’s human nature.
But politics must never be a literal battlefield.
We stand for an America not of extremism and fury, but of decency and grace. pic.twitter.com/E189XNKvWL
— Joe Biden (@JoeBiden) July 15, 2024
Joe Biden, atual presidente dos EUA, que concorre à reeleição, condenou o atentado em pronunciamento nas redes sociais. “Não há lugar nos Estados Unidos para esse tipo de violência ou qualquer outro. A tentativa de assassinato é contrária a tudo o que defendemos como nação, tudo, não é quem somos como nação, não é os EUA”, disse o político. Biden também ressaltou que é importante não fazer suposições sobre as motivações do atentado, uma vez que as investigações ainda estão sendo feitas pela Polícia Federal dos Estados Unidos (Federal Bureau of Investigation, o FBI).
Fontes: Folha de S.Paulo, G1, UOL, CNN, UOL, publicação de X e New York Post.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
notícia assustadora
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.