No dia 26 de julho, foi realizada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com início às 14h30, no horário de Brasília, as delegações de todos os países participantes da Olimpíada desfilaram no rio Sena, na capital francesa. 

O evento teve apresentação de artistas como Céline Dion, Aya Nakamura e Lady Gaga, espetáculos de dança e show de heavy metal da banda Gojira. Diversas obras artísticas presentes no Museu do Louvre foram projetadas no Sena, como se estivessem assistindo às delegações passarem. Também houve desfiles de moda em cima do rio, pirotecnia e outras celebrações em toda a cidade. A Torre Eiffel, ponto final do percurso das 85 embarcações, também foi iluminada e refletiu o símbolo dos Jogos. 

Enquanto isso, um homem mascarado carregava a tocha olímpica por Paris. O objeto simboliza o início dos Jogos ao acender a pira olímpica. A Grécia foi a primeira delegação a entrar, mantendo a tradição por ter sido o país que originou a criação da Olimpíada. O Brasil entrou ocupando um barco inteiro, com 274 atletas.

Durante a transmissão da abertura, foram mostradas imagens de jogos antigos e também da reforma da Torre da Catedral de Notre-Dame. Representações de artistas encenaram momentos históricos de Paris, como a figura de Maria Antonieta, rainha que foi guilhotinada, e momentos da Revolução Francesa (1789-1799).

Ao fim, um cavalo metálico com a réplica de uma amazona (montadora) seguiu pelo rio Sena com uma bandeira dos Jogos, enquanto cada país desfilava com a própria bandeira embaixo da Torre Eiffel. Ao chegar à torre, um cavalo real levou a amazona para o hasteamento da bandeira olímpica, em uma cerimônia que tocou o hino olímpico (tocado pela orquestra nacional da França).

A pira olímpica foi acendida, finalmente, no Museu do Louvre, pelos atletas Teddy Riner e Marie-José Perec, e acionou um balão que subiu aos céus de Paris. Zinédine Zidane, Rafael Nadal, Nadia Elena Comăneci e Serena Williams também carregaram a tocha pelo rio Sena.

Diferentes membros e diretores do Comitê Olímpico discursaram durante a cerimônia final, incluindo o presidente Emmanuel Macron, que declarou a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Também foi ressaltada a importância da participação da delegação de refugiados, com atletas (23 homens e 13 mulheres) procedentes de 11 países distintos. 

Glossário: 

Refugiados: indivíduos forçados a deixar seu país em virtude de situações como guerras, conflitos e perseguições.

Fontes: G1, Gshow, Splash UOL, Metrópoles e GE.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Gabriela Hunsche

    5 meses atrás

    Porque em vez de por só foto porque eles não põem um vídeo que nem na notícia dos porcos?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido