O biólogo Guilherme Domenichelli responde dúvidas enviadas pelos nossos leitores
Os gatos conseguem se limpar sozinhos. Eles têm a língua bem áspera, perfeita para a autolimpeza. Esses animais lambem todas as partes do corpo e conseguem se manter limpos e com os pelos brilhantes. Mas é importante ficar atento, porque se o gato estiver se lambendo demais, pode ser que esteja com algum parasita, como pulgas ou carrapatos. Por isso é muito importante sempre levá-lo a um veterinário.
Alguns tutores até dão banhos em gatos domésticos, mas não pode ser com muita frequência. Muitas pessoas preferem usar lenços ou panos umedecidos para limpar os pelos do bichano e isso funciona muito bem. Gatos domésticos não gostam tanto de água como os cães, por exemplo. Mas se acostumá-los a ter contato com a água desde filhote, eles vão crescer mais adaptados ao banho.
O ambiente é algo fundamental para que o gato se adapte. O tutor pode, por exemplo, dar o banho em um ambiente tranquilo e silencioso, com água morna. É preciso também ter bastante paciência, fazendo carinho no animal para mantê-lo mais calmo. Outra dica é utilizar produtos como xampus específicos para gatos, sob orientação de um veterinário. No fim do procedimento, o tutor também pode recompensar o gato com um petisco.
Provavelmente, os gatos domésticos descendem dos gatos selvagens de regiões do Oriente Médio, composto por áreas secas e em que os bichos tinham pouco contato com a água. Essa pode ser uma das razões por que gatos domésticos não gostem tanto de água. Mas sabia que algumas espécies de felinos adoram água e nadam superbem? Isso mesmo — um ótimo exemplo é a onça-pintada!
Pergunta enviada pelo leitor Felipe V., 6 anos.
Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.
Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.