Curiosity identificou cristais amarelos de enxofre
A agência espacial norte-americana (Nasa) revelou em nota que o rover Curiosity — robô móvel que explora Marte desde 2012 — passou acidentalmente por cima de uma rocha marciana e acabou revelando um mineral até então inédito no planeta: cristais amarelos de enxofre. Além de quebrar a pedra, o Curiosity foi capaz de identificar um campo inteiro repleto de outras rochas similares à primeira. A descoberta foi feita em 30 de maio, porém a Nasa só divulgou a informação em 18 de julho.
Enxofre: mineral carregado do elemento químico de mesmo nome. Sua coloração é amarela e, na Terra, é encontrado geralmente nas bordas de vulcões.
Desde outubro de 2023, a sonda está explorando um canal em Marte chamado Gediz Vallis, uma área rica em sulfatos — sais que contêm enxofre misturado com outras substâncias. Os cientistas acreditam que, há algumas eras, a passagem de água e sedimentos contribuiu para as características atuais dessa região, que demonstram possíveis indícios de vida microbiana no passado. As condições físicas do local, no entanto, não justificam a presença do enxofre puro (ou elementar) descoberto pelo robô.
“Encontrar um campo de rochas feitas de enxofre puro é como achar um oásis no deserto. Não deveria estar lá, então agora temos que explicar. Descobrir coisas estranhas e inesperadas é o que torna a exploração planetária tão emocionante”,
declarou Ashwin Vasavada, cientista do projeto Curiosity, da Nasa.
O rover (astromóvel) Curiosity pousou em Marte em 5 de agosto de 2012. A principal missão do aparelho é descobrir se o planeta já foi capaz de apresentar condições favoráveis para a existência de seres vivos — e, em caso positivo, quando e onde aconteceu.
Clique aqui para ver o mapa interativo de Marte com o caminho já percorrido pela sonda Curiosity.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.