Primeira imagem de um buraco negro capturada. Crédito de imagem: ESO

No dia 10 de julho, pesquisadores do Instituto Max Planck, localizado em Berlim, na Alemanha, divulgaram informações sobre a descoberta do primeiro buraco negro de tamanho mediano na Via Láctea, galáxia em que o Sistema Solar, em que vivemos, está localizado. O estudo foi publicado em um artigo científico na revista Nature. O objeto está dentro de um aglomerado estelar que não se sabe ao certo como surgiu. A principal teoria dos pesquisadores é de que ele se formou com a sobra do núcleo de outra galáxia, que foi engolida pela Via Láctea há mais de 8 bilhões de anos. 

Buraco negro: objeto astronômico que tem campos gravitacionais tão intensos que são capazes de “sugar” tudo que se aproxima, incluindo a luz e partículas eletromagnéticas. 

O tamanho do buraco negro descoberto é cerca de 8.200 vezes maior do que a massa do Sol. No entanto, o objeto não é nem de longe o maior buraco negro da Via Láctea: o Sagitário A*, por exemplo, possui o tamanho equivalente a 4 milhões de sóis. 

De acordo com Maximilian Häberle, principal autor do estudo, o artigo ajuda a compreender buracos negros de tamanho mediano, já que se sabe muito pouco sobre eles. Há muitas informações sobre buracos negros pequenos e gigantes, mas pouco sobre os médios, uma vez que é muito difícil captar sua atividade.

Para localizar o objeto em questão, os pesquisadores analisaram a atração gravitacional de estrelas ao redor do buraco a partir de imagens feitas pelo telescópio Hubble, da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa). 

O buraco negro do aglomerado, chamado Omega Centauri, está a cerca de 17.700 anos-luz da Terra (um ano-luz equivale à distância que a luz percorre em um ano: 9,5 trilhões de km). O estudo também aponta que, como a galáxia em que o aglomerado estava foi engolida, o buraco negro foi perdendo gradualmente a força de atração, por isso não continuou crescendo, como se tivesse congelado no tempo. Os pesquisadores do Instituto Max Planck alegam que a descoberta também pode colaborar com o estudo de formação de buracos negros supermassivos.

Glossário:

Gravidade: é a força de atração que mantém os objetos e pessoas “presos” à Terra. A gravidade atua sobre a massa de um objeto – quanto maior a massa do objeto, maior é a sua força gravitacional. Como a massa da Terra é superior à de uma pessoa, por exemplo, os seres humanos são atraídos para o centro do planeta.

Fontes: Nature, Folha de S.Paulo e Galileu.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • 1 semana atrás

    muito bom

  • aluno_somar2 aluno_somar2

    3 meses atrás

    que legal enteresante

  • aluno_somar10 aluno_somar10

    3 meses atrás

    meu deus

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido