Partido deve decidir novo candidato para a disputa
Em 21 de julho, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou uma nota afirmando ter desistido de concorrer à reeleição para a presidência do país, declarando apoio à candidatura da vice-presidente Kamala Harris. A substituição, no entanto, ainda não é oficial.
*Segundo Jaime Harrison, presidente do comitê do Partido Democrata (do qual Kamala e Biden fazem parte), a legenda deve ter, até o dia 7 de agosto, um candidato para disputar contra o ex-presidente Donald Trump (do Partido Republicano). Já entre 19 e 22 de agosto, os democratas realizarão uma convenção que servirá mais como um cerimonial para oficializar a nova chapa. As eleições dos EUA estão marcadas para 5 de novembro.
“Foi a maior honra da minha vida servir como presidente e, embora minha intenção fosse buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu renuncie à candidatura e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu mandato”,
declarou Biden em comunicado oficial, traduzido livremente do inglês.
A desistência se deu, sobretudo, em virtude da forte pressão — de dentro e fora do partido de Biden — para que o presidente deixasse a disputa. O baixo desempenho em um debate contra Trump, a idade elevada (81 anos) e erros que Biden vinha cometendo em pronunciamentos são alguns dos motivos que levaram parte do seu próprio eleitorado a apoiar a saída do democrata.
Quais partidos disputam a eleição?
Os dois principais partidos são o Democrata (cor azul) e o Republicano (cor vermelha). A maioria das pessoas vota em um dos dois, embora outras siglas também costumem entrar na disputa.
Como os norte-americanos votam?
Pode ser pessoalmente (em uma escola, igreja ou livraria, por exemplo) ou pelo correio. No segundo caso, o cidadão solicita que a cédula de votação seja enviada a ele. Cabe à pessoa preencher a cédula com o voto e mandá-la pelo correio. Alguns estados também permitem votar dias antes da data da eleição.
Como funcionam as eleições dos EUA?
O sistema é diferente do usado no Brasil, em que o candidato que recebe o maior número de votos da população se torna presidente. Nos EUA, um candidato pode ter a maioria dos votos da população e não ser eleito presidente. Entenda por que isso acontece:
Fontes: Joe Biden (X), G1, NY Times, O Globo e AP News.
*MATÉRIA ATUALIZADA EM 23 DE JULHO, ÀS 10H45.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.