No dia 11 de abril, um estudo publicado na revista científica ZooKeys, por pesquisadores da Universidade do Oeste da Austrália, revelou a descoberta de uma nova espécie subterrânea de formiga, batizada de Leptanilla voldemort pela semelhança com Voldemort, vilão da série de livros Harry Potter.

A Leptanilla voldemort tem pernas finas, mandíbulas extensas e o corpo alongado. De acordo com o líder da pesquisa, Mark Wong, tanto o inseto como o famoso vilão têm aparência fantasmagórica.

A nova espécie de formiga faz parte do gênero Leptanilla e vive em um formigueiro subterrâneo que, geralmente, é construído pela formiga-rainha com a ajuda de cem operárias. Por viver debaixo da terra, sem contato com a luz, esses insetos são cegos e não têm pigmentação. Além disso, foram descritos pelos pesquisadores como predadores ferozes.

Em todo o mundo, há mais de 14 mil espécies de formiga. Contudo, apenas 60 delas pertencem ao gênero Leptanilla. A descoberta da Leptanilla voldemort foi fruto de uma pesquisa ecológica com o objetivo de documentar os bichos que vivem na região de Pilbara, no noroeste da Austrália.

#pracegover: a Leptanilla voldemort tem o corpo amarelo com aspecto dourado e cabeça alongada, da qual não é possível ver os traços, como os olhos. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO/ZOOKEYS

COMO OS ANIMAIS SÃO CLASSIFICADOS? 

Os insetos compõem o maior grupo de animais existente. Assim como todos os seres vivos, eles são classificados de forma decrescente por: reino (a categoria mais abrangente), filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Essa é uma maneira de organizar os indivíduos pelas similaridades e estudá-los com mais facilidade.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 222 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido