Em 9 de maio de 1994, a série brasileira Castelo Rá-Tim-Bum estreava com o episódio-piloto “Tchau não, até amanhã”. O programa infantojuvenil teve 90 episódios, em cerca de três anos, além de um especial, um filme (em 1999) e outras produções. Nas últimas três décadas, a franquia, produzida e exibida pela TV Cultura, marcou diferentes gerações de brasileiros com os personagens, músicas e quadros criativos.

O programa educativo foi criado e dirigido por Cao Hamburger, com roteiros de Dionísio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Bosco Brasil, Anna Muylaert e Mário Teixeira.

Na história, Nino, um garoto de 300 anos, é sobrinho de um feiticeiro e vive em um castelo em São Paulo. Nino convive com outros personagens que visitam o lugar, como o entregador de pizza Bongô, a repórter Penélope e até a Caipora, figura do folclore brasileiro, além de seus três melhores amigos: Zequinha, Pedro e Biba. O programa abordava questões educacionais e já discutiu temas como preconceito e diversidade.

A produção do Castelo Rá-Tim-Bum custou cerca de 2,5 milhões de dólares (algo em torno de 12 milhões de reais hoje, mas vale lembrar que o valor do dólar e a inflação eram outros na época), sendo que o orçamento foi dividido entre a TV Cultura e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

#pracegover: foto do interior do castelo; uma árvore gigante fica localizada no meio da sala. Além isso, há bufês, quadros e uma escada compondo o ambiente. Crédito de imagem: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO/FLICKR

CASTELO RÁ-TIM-BUM: O REENCONTRO 

Em 26 de fevereiro de 2023, a marca de bolachas Oreo patrocinou um reencontro entre alguns dos principais atores da série, além de envolver profissionais da direção, produção e até mesmo os manipuladores de bonecos. 

MORGANA & CELESTE 

Em 9 de outubro de 2023, a TV Cultura estreou a série Morgana & Celeste. Serão, ao todo, 60 episódios, em que Morgana (interpretada por Rosi Campos) conversa com Celeste sobre diferentes objetos antigos encontrados no porão do castelo.

NOVO FILME DO CASTELO RÁ-TIM-BUM 

Em dezembro de 2023, a TV Cultura anunciou que está desenvolvendo um novo filme da franquia. Apesar de, até a publicação desta matéria, pouco ter sido revelado, sabe-se que o longo metragem terá a mesma direção da série original e deve estrear em 2025.

PERSONAGENS PRINCIPAIS

Nino (Cássio Scapin): menino de 300 anos que vive no castelo.

Doutor Victor (Sérgio Mamberti): feiticeiro poderoso e tio de Nino; o ator morreu em 2021.

Morgana (Rosi Campos): feiticeira milenar e tia-avó de Nino.

Biba (Cinthya Rachel): também tem 10 anos, gosta de ser a mais responsável.

Pedro (Luciano Amaral): com 10 anos, é estudioso e criativo.

Zeca (Fredy Allan): o mais novo da turma. Tem o hábito de perguntar “por quê?” para tudo.

#pracegover: personagens principais do Castelo Rá-Tim-Bum, Biba, Pedro, Zequinha, Nino, Morgana e Doutor Victor. Alguns estão sentados diante de uma mesa e outros estão parados atrás, abraçando-se. Crédito de imagem: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO/FLICKR

OUTROS MORADORES DO CASTELO: 

CELESTE (Álvaro Petersen Jr., voz)
ADELAIDE (Luciano Ottani, voz)
MAU (Cláudio Chakmati, voz)
GODOFREDO (Álvaro Petersen Jr., voz)
GATO PINTADO (Fernando Gomes, voz)
PORTEIRO (Cláudio Chakmati, voz)
RELÓGIO (Fernando Gomes, voz)

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 223 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido