No dia 24 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou o projeto de lei (ou seja, aprovou) que proíbe o TikTok no país. A medida faz parte de um pacote de ações que visa aumentar a segurança nacional.

A única maneira de o aplicativo de vídeos curtos continuar atuando em solo norte-americano é se a ByteDance, proprietária da rede social, vender o TikTok a uma empresa dos EUA. O argumento é que, por ser uma companhia chinesa, existe o risco de que a ByteDance compartilhe dados de usuários norte-americanos com o governo da China. Os representantes da empresa, por outro lado, alegam que isso jamais aconteceria.

Shou Zi Chew, CEO do TikTok, publicou um vídeo na plataforma em que diz que tentará reverter a decisão na Justiça. “Chega a ser irônico, porque a liberdade de expressão no TikTok reflete os mesmos valores norte-americanos que fazem os Estados Unidos serem um farol de liberdade”, argumentou. “Os fatos e a Constituição estão do nosso lado”, completou.

A rede social está trabalhando no que eles chamam de Projeto Texas, uma série de medidas em parceria com o grupo norte-americano de tecnologia Oracle que visa reconquistar a confiança do governo dos EUA.

#pracegover: logo do TikTok. Crédito de imagem: divulgação

Proibição em outros países 

Em 2020, a Índia, um dos maiores mercados de redes sociais, proibiu o TikTok. O mesmo já aconteceu no Irã, Nepal, Afeganistão e Somália. No Reino Unido, pessoas que trabalham para o governo não podem instalar o aplicativo no celular. 

Na China, a rede social norte-americana Facebook é bloqueada desde 2009, com argumentos semelhantes aos que agora estão sendo defendidos pelo governo dos EUA. Além disso, alguns políticos chineses alegaram que o Facebook estava sendo utilizado para espalhar boatos. No país, usa-se o aplicativo chinês Weibo em vez do Facebook. Outras plataformas, como Instagram e WhatsApp, também não são permitidas no país.

FONTES: THE NEW YORK TIMES, CNN E YAHOO.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 223 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • LUIZA HAN

    3 meses atrás

    isso é chocante

  • SME_Pauliceia_aluno11 SME_Pauliceia_aluno11

    3 meses atrás

    Sou aluna do 5B respeitaaaa

  • aluno_somar5 aluno_somar5

    3 meses atrás

    Essa matéria é que alguns países não permite o tik tok por que tem alguns vídeos inapropriados para algumas crianças e adolescentes não ver Concordamos com essa lei

  • Flor Mesones

    3 meses atrás

    wow. como sera que todos as influenciadoras e influenciadores estão se sentindo?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido