No dia 15 de abril, a agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) confirmou que um objeto cilíndrico que caiu em Naples (Flórida, EUA), na residência de Alejandro Otero, é um detrito da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O lixo espacial caiu na Terra no dia 8 de março, atravessando o teto e o segundo andar da casa de Alejandro. 

O objeto pesa 0,7 quilograma (kg) e tem 10 centímetros (cm) de altura e 4 cm de largura. Trata-se do pedaço de uma estrutura de carga de baterias que foi descartado pela ISS em 2021. De acordo com comunicado divulgado pela Nasa, estava previsto que o objeto entrasse na atmosfera terrestre no começo de março, queimasse e se desmanchasse antes de alcançar o solo, mas a agência estava ciente da possibilidade de algum pedaço resistir. O cilindro que atingiu a casa foi examinado no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral (Flórida).

O que é lixo espacial? 

A definição é dada para qualquer objeto descartado pelo ser humano no espaço e que não tem mais serventia, como quando a vida útil de satélites e outros equipamentos espaciais termina e eles precisam ser desligados. 

Quando isso acontece, existe a opção de deslocar o objeto para longe do nosso planeta ou fazer com que ele retorne e queime ao entrar na atmosfera terrestre — isso ocorre pelo atrito com o ar e o contato com oxigênio e outros gases. 

De acordo com o Tratado do Espaço Sideral de 1967, que definiu leis sobre a exploração espacial, cada país é responsável pelos próprios detritos e, por isso, deve responder caso ocorra algum dano físico ou material provocado por esses materiais ao cair na Terra, o que é muito raro. 

Só na órbita terrestre há mais de 36.500 lixos espaciais com mais de 10 cm. Quando contamos objetos com menos de 10 cm, esse número sobe para mais de 130 milhões, sendo a maioria com menos do que um centímetro. A tendência é de que a poluição no espaço continue crescendo com o passar dos anos. Segundo o Fórum Econômico Mundial, cerca de 70 mil novos satélites serão lançados até 2032.

#pracegover: cilindro prateado está sobre uma mesa. Ao lado, uma mão com uma luva roxa segura um objeto cinza. Crédito de imagem: Nasa

FONTES: THE GUARDIAN, BBC, CNN, UOL, EXAME E NATIONAL GEOGRAPHIC.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 223 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido