O tenista sérvio Novak Djokovic e a jogadora de futebol espanhola Aitana Bonmatí foram nomeados os melhores atletas do ano pelo prêmio Laureus, considerado o “Oscar dos esportes”. A cerimônia de entrega do troféu foi realizada em 22 de abril, em Madri, capital da Espanha. 

Djokovic faturou o prêmio pelo desempenho ao longo de 2023, vencendo três dos Grand Slams (quatro torneios mais importantes do tênis) e conquistando o segundo lugar em Wimbledon. Com o novo título, Djokovic se iguala ao tenista suíço Roger Federer, ambos com cinco prêmios Laureus de melhores do ano. 

#pracegover: Aitana Bonmatí está em pé segurando seu troféu. Ela usa um vestido longo vermelho. Crédito de imagem: BEATRIZ VELASCO/GETTY IMAGES

Bonmatí, por sua vez, entrou para a história ao ser a primeira jogadora de futebol feminino a conquistar a honraria. A atleta liderou o time de Barcelona na vitória do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões em 2023, além de se destacar na conquista inédita da seleção espanhola na Copa do Mundo feminina, também premiada, na categoria Time do Ano. 

Essa foi a 25ª edição do evento, apresentada pelo ator norte-americano Andy Garcia e transmitida para milhões de pessoas ao redor do mundo. Grandes nomes do esporte estiveram presentes, como Tom Brady, sete vezes campeão do Super Bowl, e Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do mundo. Ambos entregaram, respectivamente, o prêmio de Melhor Atleta do Ano a Djokovic e Bonmatí.

#pracegover: Novak Djokovic está parado, segurando seu troféu. Ele veste terno preto, camisa branca e gravata-borboleta preta. Crédito de imagem: BEATRIZ VELASCO/GETTY IMAGES

O Brasil no prêmio Laureus 

Em 2000, primeiro ano em que o Laureus foi concedido, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi reconhecido na categoria Lifetime Achievement, ou seja, por todas as conquistas que obteve ao longo da vida. O jogador de futebol brasileiro morreu em dezembro de 2022. Outros brasileiros premiados foram: Daniel Dias (Melhor Atleta Com Deficiência do Ano, em 2009, 2013 e 2016); Raí (Esportes Para o Bem, com a Fundação Gol de Letra, em 2012); e a seleção masculina de futebol (Time do Ano, em 2003).

OUTROS VENCEDORES DO LAUREUS 2024 

  • Revelação do Ano: Jude Bellingham, jogador de futebol britânico. 
  • Retorno do Ano: Simone Biles, ginasta norte-americana. 
  • Atleta Com Deficiência do Ano: Diede de Groot, tenista neerlandesa. 
  • Atleta de Esportes de Ação: Arisa Trew, skatista australiana. 
  • Esportes Para o Bem: Academia Rafa Nadal, projeto de educação para crianças e adolescentes fundada pelo tenista espanhol.

FONTES: LAUREUS, GLOBO ESPORTE, TERRA E UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 223 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido