O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro apresentou queda no novo relatório do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (Pnud), publicado em 8 de setembro. O IDH do Brasil, agora, é de 0,754 — o mais baixo desde a marca de 2016, que foi de 0,755.

Pela primeira vez desde que o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) criou o cálculo do IDH (em 1990), o Brasil sofreu queda em dois anos consecutivos.

#pracegover: Diversas pessoas em situação de rua formam fila diante de igreja da Sé, em São Paulo, para receber doação de alimentos. Crédito de imagem: PAULO PINTO_FOTOS PÚBLICAS

Na classificação de países com melhores IDHs, o Brasil caiu três posições desde 2019 e ocupa agora o 87º lugar. No topo da lista está a Suíça, com 0,962 (quanto mais perto de 1, melhor é o IDH). Na última colocação se encontra o Sudão do Sul, com 0,385.

Piora mundial
O IDH brasileiro, no entanto, não foi o único a declinar. Segundo comunicado do Pnud, mais de 90% dos países listados tiveram queda nos índices e cerca de 40% caíram nos últimos dois anos consecutivos. Segundo o programa da ONU, a tendência alarmante pode ser justificada, em parte, pela pandemia, assim como por transformações sociais e econômicas que vêm acontecendo no mundo, como guerras e até as consequências das mudanças climáticas.

“O mundo está lutando para reagir a crises consecutivas. […] Em um mundo definido pela incerteza, precisamos de um senso renovado de solidariedade global para enfrentar nossos desafios comuns e interconectados”, disse Achim Steiner, administrador do Pnud, em comunicado.

Para melhorar os índices mundiais, o relatório sugere que, em cada nação, sejam aplicadas políticas que foquem em investimentos sustentáveis e medidas preventivas relacionadas à saúde e ao bem-estar da sociedade. Essa seria uma maneira de se preparar para situações como novas pandemias e tragédias climáticas. “Temos uma janela estreita para reiniciar nossos sistemas e garantir um futuro baseado em ações climáticas decisivas e novas oportunidades para todas e todos”, conclui Steiner.

O QUE É IDH?
Criado pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq, em colaboração com o economista indiano Amartya Sen, o IDH é um cálculo criado para avaliar o desenvolvimento humano da sociedade de determinado local (como país, estado ou município). O índice considera três dimensões básicas do desenvolvimento: renda, educação e saúde. Ele é calculado pelo Pnud desde 1990.

Clique aqui para entender como IDH é calculado.

Fontes: Brasil Escola, Estadão, G1 e Pnud.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 194 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Theodoro Loureiro

    1 mês atrás

    gostei mt

  • Theodoro Loureiro

    1 mês atrás

    Não sabia, obrigado :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido