Crédito de imagem: Davi Piaia/Getty Images/reprodução

As lagartixas, e também outras espécies de lagartos, conseguem desprender uma parte da cauda — e elas fazem isso sem a ajuda de ninguém. A perda da cauda é um processo natural, conhecido como autotomia, e se trata de um mecanismo de defesa contra predadores (assista, ao fim da matéria, a um lagarto despistando um corvo com essa técnica). 

Quando uma lagartixa é atacada, ela pode contrair alguns músculos da cauda, fazendo-a se descolar do corpo. A cauda então continua se mexendo por algum tempo, distraindo o predador e permitindo que a lagartixa fuja.

Cauda abandonada por uma lagartixa. Crédito de imagem: Boy_Anupong/Getty Images/reprodução

O mais curioso é que, posteriormente, começa a crescer uma nova cauda na lagartixa. Demora vários dias para ela se regenerar, mas, no lugar dos ossos, cresce um bastão de cartilagem, que é algo parecido com nosso tecido conjuntivo, que forma as orelhas e a ponta do nariz, por exemplo.

Embora seja um processo incrível, a cauda geralmente cresce diferente da anterior. Ela pode ser mais curta ou ter uma aparência distinta da cauda original.

No entanto, as pessoas não devem tirar a cauda de uma lagartixa! É algo natural, utilizado como um mecanismo de defesa do animal. Ela se desprende em um local específico do corpo. Caso alguém tente puxar a cauda desse bicho, certamente vai machucá-lo!

Pergunta enviada pela leitora Clara M.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • 2 semanas atrás

    Eu gosto de notícias sobre animais

  • Sofia Moura

    2 semanas atrás

    Já sabia que a calda se soltava, mas, não sabia como e quando se soltava. Agora eu já sei , mesmo não querendo ser nada do tipo foi bom saber disso!

  • Leila Cristina Despincieri Santos

    1 mês atrás

    Olá, pessoal do Jornal Joca! Achamos super interessante o mecanismo de defesa das lagartixas e demais lagartos, quando soltam um pedaço da cauda para distrair seu predador e fugir. Até breve! 2º ano A - EMEF. Dr. João Mendes Júnior - Assis/SP

  • aluno_somar2 aluno_somar2

    1 mês atrás

    Eu já sabia mas foi bom relembrar, estudar o reino animal em geral é muito bom ainda mais para mim que quero ser biólogo.

  • aluno_somar5 aluno_somar5

    1 mês atrás

    fiquei chocada pois nao sabia que as largatixas perdiam a cauda descobri na minha escola e vim descobrir mas informaçoes aqui

  • aluno_somar3 aluno_somar3

    1 mês atrás

    eu gostei muito. pois eu não sabia disso

  • aluno_somar10 aluno_somar10

    1 mês atrás

    Uma vez, já me apareceu uma lagartixa dentro da minha casa, peguei uma e tentei cuidar, só que eu fui dar água a ela, e ela se afogou e morreu 🙂

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido