O biólogo Guilherme Domenichelli responde dúvidas enviadas pelos nossos leitores
As lagartixas, e também outras espécies de lagartos, conseguem desprender uma parte da cauda — e elas fazem isso sem a ajuda de ninguém. A perda da cauda é um processo natural, conhecido como autotomia, e se trata de um mecanismo de defesa contra predadores (assista, ao fim da matéria, a um lagarto despistando um corvo com essa técnica).
Quando uma lagartixa é atacada, ela pode contrair alguns músculos da cauda, fazendo-a se descolar do corpo. A cauda então continua se mexendo por algum tempo, distraindo o predador e permitindo que a lagartixa fuja.
O mais curioso é que, posteriormente, começa a crescer uma nova cauda na lagartixa. Demora vários dias para ela se regenerar, mas, no lugar dos ossos, cresce um bastão de cartilagem, que é algo parecido com nosso tecido conjuntivo, que forma as orelhas e a ponta do nariz, por exemplo.
Embora seja um processo incrível, a cauda geralmente cresce diferente da anterior. Ela pode ser mais curta ou ter uma aparência distinta da cauda original.
No entanto, as pessoas não devem tirar a cauda de uma lagartixa! É algo natural, utilizado como um mecanismo de defesa do animal. Ela se desprende em um local específico do corpo. Caso alguém tente puxar a cauda desse bicho, certamente vai machucá-lo!
Pergunta enviada pela leitora Clara M.
Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.
Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Achamos muito incrível conhecer sobre esse mecanismo de defesa dos lagartos. alunos do 4º ano A
Eu, gostei muito, pois eu não sabia sobre a lagartixa soltar o rabo. Ana Paula, aluna do 5º ano B
Eu gosto de notícias sobre animais
Já sabia que a calda se soltava, mas, não sabia como e quando se soltava. Agora eu já sei , mesmo não querendo ser nada do tipo foi bom saber disso!
Olá, pessoal do Jornal Joca! Achamos super interessante o mecanismo de defesa das lagartixas e demais lagartos, quando soltam um pedaço da cauda para distrair seu predador e fugir. Até breve! 2º ano A - EMEF. Dr. João Mendes Júnior - Assis/SP
Eu já sabia mas foi bom relembrar. Estudar o Reino Animal em geral é muito bom, ainda mais para mim, porque quero ser biólogo.
fiquei chocada pois nao sabia que as largatixas perdiam a cauda descobri na minha escola e vim descobrir mas informaçoes aqui
eu gostei muito. pois eu não sabia disso
Uma vez, já me apareceu uma lagartixa dentro da minha casa, peguei uma e tentei cuidar, só que eu fui dar água a ela, e ela se afogou e morreu 🙂
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.