Dados divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 29 de abril revelam que o Brasil já registrou o número recorde de mais de 4,1 milhões de casos prováveis de dengue só em 2024 — 137% a mais do que o registrado durante todo o ano passado. 

Até o fechamento desta edição, 2 mil mortes de infectados pela doença haviam sido confirmadas. Esse número, referente aos primeiros quatro meses de 2024, também supera o recorde registrado ao longo dos 12 meses de 2023, de 1.094 óbitos. 

Foi decretada situação de emergência provocada pela dengue em 590 municípios brasileiros, sendo que os estados de São Paulo e Minas Gerais são responsáveis por 54% das notificações. O aumento nos casos da doença em 2024 pode ser explicado, entre outros fatores, pelo calor registrado nos últimos meses, acompanhado por fortes chuvas, e pelas variantes do vírus. 

De acordo com o governo federal, mais de 140 milhões de reais foram destinados ao apoio de estados e municípios em ações emergenciais no combate à dengue. No dia 25 de abril, o Ministério da Saúde anunciou que a vacinação contra a doença será ampliada para mais 625 cidades brasileiras.

#pracegover: fila lotada de adultos e crianças para vacinação contra a dengue no Distrito Federal. As pessoas estão paradas em um corredor branco, sendo que algumas estão em pé e outras, sentadas. Crédito de imagem: PAULO H CARVALHO / AGÊNCIA BRASÍLIA

COMO ENFRENTAR A DENGUE 

  • FIQUE ATENTO PARA NÃO DEIXAR ÁGUA PARADA A SUA VOLTA. Plantas, ralos e pneus abandonados são alguns exemplos de lugares que podem ser usados pelo mosquito para botar ovos. 
  • USE REPELENTE. Converse com seus pais para entender qual é o melhor para você. 
  • PRESTE ATENÇÃO AOS SINTOMAS. Febre, dores de cabeça e dores musculares podem indicar dengue.

AEDES AEGYPTI 

O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Somente as fêmeas picam, pois necessitam de sangue humano para ter energia e botar ovos.

FONTES: METRÓPOLES, MINISTÉRIO DA SAÚDE, TV CULTURA E AGÊNCIA BRASIL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 223 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Gislayne Bacchi

    1 mês atrás

    Vou ficar atento. [Lorenzo]

  • Marina Bulcão Amorim

    1 mês atrás

    oi eu sou a Marina não sabia disso é muito interessante

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido