Crédito de imagem: Science (2024). DOI: 10.1126/science.adf3708/divulgação

Um novo estudo publicado na revista científica Science em 9 de maio apresentou uma prótese robótica que pode, pela primeira vez, sentir o toque como uma mão humana, conectando seus sensores aos nervos responsáveis pelo tato. A criação foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Uppsala e do Instituto Karolinska, na Suécia. A mão pode ser usada, por exemplo, por pacientes que perderam o tato após acidentes cerebrais. 

A prótese robótica funciona a partir de um mecanismo artificial que busca imitar o sistema nervoso. Com vários pulsos elétricos, as informações que são percebidas pelo cérebro ao tocar algo (como textura e pressão) são transmitidas por sensores e neurônios artificiais e traduzidas em sinais para o órgão. 

“Nosso sistema pode determinar que tipo de objeto é apenas o sentindo e decidindo se é uma bola de tênis ou uma maçã, por exemplo”, declarou Zhibin Zhang, do departamento de engenharia elétrica da Universidade de Uppsala. 

A mão robótica também possui uma pele eletrônica que simula a pele real. Ainda na fase de testes, o projeto foi ensinado a memorizar o tato de 22 objetos diferentes: segundo os pesquisadores, a ideia é a gravação do máximo de informações possíveis.

A prótese também é capaz de agarrar e manusear itens com a precisão de uma mão humana. Os membros de Uppsala e do departamento neurológico de Karolinska alegam que a mão será desenvolvida para sentir dor e calor e perceber diferentes texturas, como madeira e metal, proporcionando uma experiência sensorial completamente humana para quem a usar.


Fontes: Science e Olhar Digital.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno_somar7 aluno_somar7

    3 semanas atrás

    eita nao sabia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido