A queda do IDH brasileiro indica, por exemplo, aumento da fome, violência e desemprego no país. Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas/reprodução

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil apresentou queda no último relatório da ONU, publicado em 8 de setembro. A pontuação atual é de 0,754 — um retrocesso de quase seis anos nos índices do país. Esta foi a primeira vez, desde que o IDH foi criado, que o índice do Brasil decaiu em dois anos consecutivos. Entenda abaixo o que é o IDH e como ele é calculado.

O que é o IDH?

O IDH é a avaliação do nível de desenvolvimento da sociedade de determinado local (país, território, estado ou município). Esse índice considera três itens: renda, educação e saúde, e a pontuação varia entre 0 a 1 — quanto mais próxima de 1, melhor o índice.

Ele foi criado pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq, em colaboração com o economista indiano Amartya Sen. Os índices oficiais são calculados pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização das Nações Unidas (ONU), que atua na área de desenvolvimento social e econômico em cerca de 170 países e territórios.

Anualmente, o programa publica o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), trazendo os índices dos países-membros da ONU, assim como uma análise a respeito dos valores encontrados.

Como o IDH é calculado?

Um dos principais motivos para a criação do IDH era ter um índice que não considerasse apenas os parâmetros econômicos, e sim o desenvolvimento da saúde e educação de determinada sociedade. Para cada setor, é gerado um número, utilizado posteriormente para chegar à pontuação do IDH. Confira abaixo quais dados são usados em cada área analisada para o cálculo do IDH.

Renda

Para avaliar o desenvolvimento da renda de uma sociedade, o Pnud considera o PIB per capita (Produto Interno Bruto por habitante), que é a soma monetária (ou seja, em dinheiro) de todos os bens e serviços oferecidos em um local, durante certo período de tempo, dividida pelo número de habitantes — a expressão “per capita”, do latim, significa “por cabeça”. Outro índice utilizado é o PPC (Paridade do Poder de Compra), que avalia quanto dinheiro é preciso para comprar o mesmo produto em diferentes países.

Saúde

Nos índices de saúde, são considerados os dados referentes à expectativa de vida de uma sociedade, ou seja, quão longa e saudável é a vida das pessoas analisadas. Assim, consideram-se taxas de natalidade e mortalidade infantil (quantos bebês nascem saudáveis e quantos atingem o primeiro ano de vida assim), índices de violência e acesso a tratamentos, vacinas e medicamentos.

Educação

Neste setor o Pnud avalia as taxas de alfabetização e escolarização, ou seja, quantas pessoas sabem ler e escrever e até qual grau cada indivíduo estudou (educação infantil e fundamental, ensino médio e superior). Também são levadas em consideração as taxas de evasão escolar (quantos jovens e crianças interrompem os estudos) e de repetência, além da oferta de vagas escolares para menores de idade.

Fontes: Pnud, Brasil Escola, Mundo Educação, Dicionário Financeiro e R7.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Aluno ProBrasil 1

    1 ano atrás

    Vitória Ferreira Santana. CCA CLARICE LISPECTOR - ASSOCIAÇÃO PROBRASIL. Gostei bastante deste documentário sobre idh ele explica sobre o assunto o que é idh, idh é avaliação de desenvolvimento da sociedade.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido