UMA EQUIPE DE PESQUISADORES encontrou evidências de uma indústria de pedra lascada que pode ter entre 3.800 e 820 anos, em São Paulo (SP). Nesse espaço eram construídos objetos e ferramentas feitos de pedra. O estudo foi realizado por arqueólogos da empresa Zanettini Arqueologia, com participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e anunciado pelo Jornal da USP, no dia 1º de março

O sítio arqueológico, que fica no bairro do Morumbi, já havia sido identificado na década de 1960, mas a idade do local e outras informações só foram descobertas recentemente. A equipe de profissionais chegou à conclusão divulgada em março após analisar pedaços de carvão, solo e rocha coletados em 2022. Até então, acreditava-se que o lugar já teria sido explorado demais e que não teriam sobrado resquícios que contribuíssem para pesquisas.

#pracegover: imagem aérea mostra construções cercando um terreno. Crédito de imagem: ZANETTI ARQUEOLOGIA

A análise dos materiais indica que o sítio arqueológico deve ter sido habitado, no início, por humanos caçadores e coletores, mas que, há cerca de 800 anos, teria recebido ceramistas (pessoas que trabalham com cerâmica), uma vez que foi encontrado grande número de ferramentas de pedra lascada na área.


Outra descoberta 

No dia 17 de abril, o Centro Australiano de Pesquisa Para Evolução Humana, da Universidade Griffith, publicou um estudo sobre uma expedição arqueológica na Arábia Saudita. Foram analisadas pinturas rupestres de 3,5 e 10 mil anos atrás, revelando características como a dieta dos povos antigos e as mudanças na criação de animais e cultivo de plantas.

#pracegover: pesquisadora, vestindo camiseta de manga longa cor-de-rosa e boné azul, está ajoelhada no chão e mexendo na terra. Crédito de imagem: reprodução

A INDÚSTRIA DE PEDRA LASCADA 

O nome “indústria de pedra lascada” é dado aos locais de antigamente onde os seres humanos se encontravam para produzir utensílios do dia a dia — como objetos de cozinha e instrumentos musicais — a partir de pedras ou afiar ferramentas que os ajudavam a pescar e caçar.

FONTES: AGÊNCIA BRASIL, G1, ISTOÉ DINHEIRO, TERRA E JORNAL DA USP.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 222 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido