Trevor Penny, pescador que costuma usar ímãs para desenterrar objetos perdidos na água, acabou encontrando uma relíquia durante uma de suas atividades: uma espada viking foi achada por ele no rio Cherwell, na região inglesa de Oxfordshire. Apesar de a peça ter sido localizada em novembro de 2023, ela só foi entregue na segunda semana de março ao Serviço de Museus de Oxfordshire, que deve restaurá-la e colocá-la em exposição.

Quando encontrou a espada, danificada pelo tempo e cheia de ferrugem, o pescador inglês entrou em contato com o Conselho do Condado de Oxfordshire, que inspecionou o objeto e constatou que ele pertenceu a vikings que viveram entre 850 d.C. (depois de Cristo) e 975 d.C.

#pracegover: homem está usando calça amarela e casaco azul-marinho. Ele está parado em um campo, repleto de árvores, segurando a espada, que está coberta por terra. Crédito de imagem: reprodução Facebook

Os vikings foram grupos de guerreiros e navegadores originários do norte da Europa que invadiram e conquistaram regiões do continente (incluindo áreas da Inglaterra, pertencente à Grã-Bretanha, onde a espada foi encontrada), Ásia e América. Para historiadores, o item pode ter pertencido a uma família de vikings que vivia no atual país europeu.

Ao menos 70 espadas como essa já foram encontradas em toda a Grã-Bretanha, mas a descoberta por Penny é a mais antiga achada por meio de pesca com ímã em Oxfordshire.

FONTES: BBC BRASIL, FOLHA DE S.PAULO, THE NEW YORK TIMES E UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido